O Espaço Ler e Saber,  biblioteca comunitária fruto de uma parceria entre o campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) e a Sociedade de São Vicente de Paulo, acaba de ampliar seu atendimento. Agora, além da comunidade acadêmica, qualquer pessoa pode solicitar remotamente empréstimos de livros.

Os interessados podem escolher as obras disponíveis no acervo online e fazer a reserva pelo formulário de empréstimo disponível aqui. Em até dois dias úteis, os livros são separados e disponibilizados para retirada na sede administrativa da UFJF-GV, localizada na Rua São Paulo, 745, no Centro. O horário para busca é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h30.

Cada usuário pode levar até dois livros por vez. O prazo de devolução é de 15 dias, com possibilidade de renovação automática por mais 15. Após 30 dias, caso não haja devolução, a equipe da biblioteca entra em contato por e-mail para verificar se há necessidade de prorrogação ou para lembrar da entrega. Além do serviço remoto, a biblioteca física, localizada na Rua Israel Pinheiro, 596A, no bairro São Pedro, continua funcionando às quintas-feiras, das 18h30 às 19h30, para quem prefere visitar o espaço.

A iniciativa visa democratizar o acesso à leitura e fortalecer a cultura na região. “Queremos que mais pessoas tenham contato com os livros, independentemente de vínculo com a universidade”, explica Flávia Carvalho, produtora cultural da UFJF-GV e organizadora da biblioteca comunitária.