Representantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) se reuniram nesta quarta-feira, 13, com autoridades locais para organizar as mobilizações necessárias para a realização das provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2025. O exame, que acontece nos dias 14 e 15 de dezembro, conta com a inscrição de mais de 47 mil estudantes. O vestibular seriado acontece nos dias 14 e 15 de dezembro e requer esquemas operacionais de segurança, trânsito, transporte e atendimentos especiais.
Estiveram presentes na reunião a Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese), a Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra), a Diretoria de Imagem Institucional, a Central de Atendimento (CAT), as coordenações de Vigilância e Transporte, todos da UFJF; além de representantes da Polícia Militar (PM) e das secretarias de Mobilidade Urbana (antiga Settra) e de Comunicação (Secom) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).
Locais de Prova em Juiz de Fora
A Copese informou que, dos mais de 25 mil candidatos inscritos para o Pism em Juiz de Fora – o maior número de participantes na cidade até agora –, aproximadamente 7.500 realizarão as provas nas instalações da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Para facilitar o acesso e a circulação no campus, a UFJF providenciou sinalização específica nos locais de prova. Equipes de trabalhadores e bolsistas da Diretoria de Imagem Institucional e da Vigilância estarão uniformizadas e distribuídas em pontos estratégicos para orientar os candidatos.
Os atendimentos especiais acorrem nas faculdades de Enfermagem, Farmácia, Odontologia, Educação e Economia, seguindo o formato da edição anterior do vestibular.
Já os candidatos sabatistas farão as provas no Colégio Aplicação João XXIII. No primeiro dia (sábado), esses estudantes deverão se apresentar no mesmo horário que os demais, às 13h, permanecendo na escola até o início das provas, às 18h30. As provas para os sabatistas terminarão às 22h30, com extensão até as 23h30 para aqueles com deficiência que precisarem de tempo adicional.
Para facilitar a organização, a Copese dividiu os locais de prova por grupos de inscritos. Confira a seguir todos os locais de prova em Juiz de Fora.
Transporte e trânsito
Para garantir a mobilidade nos dias de prova do Pism, a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) organizará um reforço no transporte coletivo público, ajustando as operações conforme a demanda, não apenas no campus da UFJF, mas também em outras regiões de Juiz de Fora onde haverá provas e alto fluxo de candidatos.
A realização do Pism em escolas e faculdades localizadas em áreas menos habituadas a esse movimento exige também um controle especial do tráfego nessas vias. Por isso, recomenda-se que os candidatos planejem sua chegada com antecedência e visitem os locais de prova antes da data do exame. Os portões serão abertos às 12h e fechados, pontualmente, às 13h.
Entre as alterações no trânsito do campus, está a restrição do uso da ciclovia no anel viário, que será reservado exclusivamente para veículos oficiais identificados durante o evento. A equipe de coordenação de trânsito da UFJF também recomenda que moradores das proximidades evitem utilizar a área para lazer e atividades físicas durante os dias de prova, devido ao aumento do fluxo de veículos e pedestres, visando garantir segurança e fluidez no tráfego.
Segurança
Para garantir a segurança dos estudantes, representantes da Polícia Militar (PM) realizarão apoio nos dois dias de prova, tanto no Anel Viário quanto em outras localidades do município. Em caso de necessidade, a PM estará de prontidão no telefone 190. A organização do Pism também contará com o apoio do Corpo de Bombeiros.
Confira o local de prova com antecedência
Os comprovantes definitivos com os dados dos candidatos, locais e horários das provas estão disponíveis exclusivamente na Área do Candidato. Recomenda-se que os candidatos visitem os locais de prova antecipadamente para evitar imprevistos. Os portões abrirão às 12h e fecharão pontualmente às 13h.
As provas dos módulos I, II e III acontecem nas cidades de Governador Valadares, Juiz de Fora, Muriaé, em Minas Gerais, e também em Petrópolis e Volta Redonda, no Rio de Janeiro.
Outras informações: copese@ufjf.br
Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial
Instagram: @ufjf
Twitter: @ufjf_
Youtube: TVUFJF