Obra analisa os tipos de solo nas regiões vinícolas brasileiras e os fatores naturais que influenciam a produção, o chamado terroir (Foto: divulgação)

Apresentando uma perspectiva inédita sobre a relação entre solos e a produção de vinhos no Brasil, o professor Geraldo César Rocha, do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), publicou o livro “Rochas e solos sob vinhedos do Brasil: uma introdução”. A obra examina não apenas os tipos de solo presentes nas regiões vinícolas brasileiras, mas também o conjunto de fatores naturais que afetam diretamente a produção, conhecido como terroir.

A ideia para o livro surgiu da falta de estudos e mapeamentos aprofundados sobre as rochas e solos do país, lacuna que prejudica o desenvolvimento de iniciativas e negócios no setor. “Como sou um amante do vinho e atento ao crescimento das áreas de cultivo da uva vinífera no sul, nordeste e sudeste do Brasil, percebi que muitos desses cultivos ocorrem sem um conhecimento detalhado das características físicas do substrato, que é parte essencial do terroir do vinho”, explica Rocha.

O professor acredita que a obra pode ajudar os produtores a entenderem a importância do substrato na viticultura, incentivando práticas agrícolas mais sustentáveis e precisas.

Professor da UFJF diz que sua obra orienta produtores sobre a importância do substrato na viticultura, promovendo práticas agrícolas sustentáveis (Foto: arquivo pessoal)

A elaboração do livro envolveu uma extensa pesquisa bibliográfica aliada a visitas às principais regiões produtoras do sudeste e sul do Brasil, permitindo a identificação das características do terroir físico e o levantamento do histórico de produção dessas áreas.

Além do impacto na produção vinícola, Rocha destaca o valor acadêmico do conteúdo aprofundado da obra. “Para a comunidade acadêmica, ressalto as informações sobre os tipos, características e relevância das rochas (Geologia) nas regiões produtoras, especialmente pelo papel delas no armazenamento e fornecimento de água para as videiras. Ainda mais importante é a análise dos diferentes tipos de solo e sua função como substrato e fonte de nutrientes para as plantas (Pedologia).”

O livro está disponível para compra no site da Editora CRV, nas versões física e e-book.