Entre os próximos dias 15 a 19 de novembro, será realizado, de forma remota, a 13º edição do Simpósio Nacional de Geomorfologia (Sinageo). Organizado pelo Grupo de Temáticas Especiais Relacionadas ao Relevo e à Água (Terra), conta com apoio do Departamento de Geociências e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).  A temática central desta edição é “Geomorfologia: complexidade e interescalaridade da paisagem”.

Os interessados devem se  inscrever no site do evento, os valores da taxa variam de acordo com a categoria e também podem ser consultados no site. Para as inscrições realizadas a partir do dia 11, é necessário enviar o comprovante de pagamento e o e-mail cadastrado no ato de inscrição para o e-mail logisticasinageo2020@gmail.com

Será emitido certificado de participação, e também para os minicursos. As inscrições para o minicursos tem o valor de R$ 20 e devem ser realizadas no site do Sinageo. Serão realizadas palestras; mesas-redondas; conferências; sessões de comunicações orais; apresentações em espaços de diálogos; e painéis com cientistas nacionais e internacionais de grande relevância para a área da Geomorfologia.

Já foram recebidos mais de 400 trabalhos a cerca de oito eixos temáticos: Geomorfologia, geossistemas e paisagem; Geomorfologia ambiental e antropocênica; Teoria, metodologia e ensino da geomorfologia; Paisagens fluviais, lacustres e costeiras; Paleoambientes e controle tectono-estrutural na evolução do relevo; Pedogeomorfologia,hidrogeomorfologia e   dinâmica de vertente; Geodiversidade, geoarqueologia e geoconservação; e Geoprocessamento e mapeamento geomorfológico.

O evento tem como objetivo promover a geração de novos dados, evidências e discussões  do fazer científico da Geomorfologia.  Também pretende fortalecer as redes sociais científicas e comunitárias regionais, nacionais e internacionais por meio das informações geradas no evento.

As discussões que serão realizadas durante o evento promoverão a difusão científico-cultural no âmbito universitário, incentivará o intercâmbio científico e entre os centros de pesquisa do país, na busca da solução para os problemas ambientais, particularmente daqueles gerados no meio físico sob influência antropogênica. Visto que os estudos Geomorfológicos visam contribuir para a reflexão/ação sobre natureza, subsidiando a espacialização das interações entre os diferentes componentes do quadro natural” ,  explica a coordenadora do Sinageo e professora do Departamento de Geociências da UFJF, Gisele Barbosa.

Confira a programação  da 13º edição do Simpósio Nacional de Geomorfologia

Simpósio Nacional de Geomorfologia

O Sinageo é conduzido a cada dois anos pela União da Geomorfologia Brasileira (UGB), e teve sua primeira edição realizada em 1996 em Uberlândia (MG). É o principal evento da Geomorfologia Sul-americana e um dos maiores eventos setoriais da Geografia brasileira.

“O evento foi organizado em uma estrutura de programação técnico-cientifica inovadora, na tentativa de trazer à baila avanços do conhecimento geomorfológico nacional nas esferas científica e socioambiental. E essas esferas perpassa por uma gama de conhecimentos de outras ciências, tais como: a Climatologia; a Hidrografia; a Pedologia; a Cartografia; o Sensoriamento Remoto; o Geoprocessamento; a Geoquímica; a Geocronologia, dentre outras. Assim sendo, busca abordar estas mais variadas interações da Geomorfologia, nas conferências, mesas, apresentações de trabalhos e espaços de diálogos, ampliando o debate sobre suas bases epistemológicas, evolução metodológica, escalas e unidades de abordagem de suas investigações.” completa Gisele.

Ela pontua, ainda, que sediar o Sinageo é um sinal da relevância crescente da UFJF no cenário da geomorfologia brasileira. “Os grupos de pesquisa sediados aqui estão cada vez mais ativos, como denota o número de publicações nas revistas especializadas, a participação em bancas sobre a temática e as articulações interinstitucionais (nacionais e internacionais) que vêm sendo feitas.”

Outras informações: XIII Simpósio Nacional de Geomorfologia

Instagram do Sinageo