O projeto “Luz de Betânia: rodas de conversa e vivências de apoio à gestação, parto e puerpério” será retomado no próximo dia 19 de setembro. A iniciativa atende gestantes que tenham vínculo com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), sejam elas estudantes, servidoras ou terceirizadas, e também companheiras gestantes de servidores vinculados à instituição. 

Daniele Macedo, que é mãe do Gael, de 1 ano e 9 meses, buscava no projeto informações com respaldo científico, mas encontrou também acolhimento, respeito, afeto, amor e grandes amizades

Os encontros ocorrem quinzenalmente às quintas-feiras, das 9h às 11h30, na Sala de Práticas Educativas da Faculdade de Enfermagem. Entre as atividades desenvolvidas estão práticas de yoga, meditações e outras vivências específicas relacionadas à gestação, ao parto e ao puerpério, como, por exemplo, oficina de mandalas e exibição de filmes e documentários. As inscrições gratuitas devem ser feitas pelo e-mail luzdebetania.ufjf@gmail.com e seguirão abertas mesmo após o início das atividades.

Promovido pela Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-Estar (Cossbe/Progepe), em parceria com a Faculdade de Enfermagem, “o projeto visa instrumentalizar a gestante para que vivencie o processo de gestação, parto e puerpério de forma natural, informada e consciente”, conforme a assistente social da Cossbe, Sabrina Barra. São compartilhadas informações que envolvem o período perinatal e instigadas reflexões que embasem escolhas conscientes sobre o processo que está sendo vivenciado. O Luz de Betânia constroi ainda uma rede de apoio e troca de experiências e conhecimentos. 

Helena Cardoso, mãe da Elis, de 4 anos, e do Pedro, de 5 meses, ainda recorre ao grupo para dividir e aprender sobre as alegrias e angústias da maternidade

As atividades com as gestantes e as puérperas são conduzidas pela enfermeira Fernanda Mazzoni, também da Cossbe, e por Sabrina. Dependendo do tema, são convidados outros profissionais para contribuírem com a promoção de conhecimento nos encontros. O grupo é contínuo e aberto, podendo receber novas participantes a qualquer momento. 

Acolhimento
Servidora da Pró-Reitoria de Infraestrutura, Daniele Macedo, que é mãe do Gael, de 1 ano e 9 meses, participou do projeto em 2022 e o recomenda a novas gestantes e puérperas. Conta que buscava informações com respaldo científico, mas teve experiências que vão muito além disso, encontrando também “acolhimento, respeito, afeto, amor e grandes amizades”. 

Carolina Gasparetto diz que as participantes foram uma rede de troca e apoio

Por sua vez, Helena Cardoso, mãe da Elis, de 4 anos, e do Pedro, de 5 meses, descreve a iniciativa como “um lugar de acolhida, troca, carinho e respeito”. Até hoje a servidora da Pró-Reitoria de Graduação recorre ao grupo para dividir e aprender sobre as alegrias e angústias da maternidade. “É esse grupo que me lembra sempre de que não estou só na jornada mais intensa da minha vida que é ser mãe.” 

Como se percebe, as participantes formam uma rede de trocas e apoio mútuo, como destaca Carolina Gasparetto, que trabalha na Faculdade de Farmácia. “Foi incrível estar ali com outras mulheres mães, podendo ouvir e falar com carinho e respeito, nos conectar com nossos bebês”. A servidora é mãe da Luísa, de 1 ano, e do Gabriel, de 6 anos, tendo participado do projeto em 2023.

Outras informações
Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-Estar (Cossbe/Progepe)
luzdebetania.ufjf@gmail.com
(32) 2102-3815


Siga a UFJF nas redes sociais
Instagram: ufjf
Youtube: TVUFJF
Facebook: ufjfoficial
Bluesky: ufjfoficial
Spotify: ufjfoficial
Tik Tok: ufjf_oficial