Em performance única, o concerto “Uma ponte musical entre nações: República Tcheca e Brasil” chega, neste domingo, 25, ao Cine-Theatro. A apresentação, às 18h, celebra o ano comemorativo da República Tcheca 2024, e conta com patrocínio das embaixadas dos dois países. A entrada franca e os convites serão distribuídos na recepção do Central, nesta sexta e sábado, das 9h às 12h.

O repertório traz composições famosas de músicos como Antonio Vivaldi (1678-1741), Claudio Monteverdi (1567- 1643), Georg Friedrich Händel (1685-1759) e António José da Silva (1705- 1739), executadas por dois artistas brasileiros e dois tchecos, que prometem transcender as fronteiras musicais.

Formada nos conservatórios de Praga e Pilsen, a tcheca Barbora de Nunes-Cambraia estreou, em 2023, na Ópera de Beyruth e, neste ano, irá se apresentar pela primeira vez no Teatro Nacional de Praga (Foto: Divulgação)

Mestre em Musicologia pela UFMG e especializado em cravo pela Université de Montréal, Robson Bessa realizou diversos concertos como cravista, organista e forte pianista na França, Itália, Portugal, Canadá, Paraguai, Uruguai e Brasil (Foto: Divulgação)

Martyn Vydra é um barítono especializado em música barroca clássica e romântica e, atualmente, maestro da Ópera Infantil de Praga (Foto: Divulgação)

O violista da gamba, Eduardo Fonseca, é formado em regência, pela UFMG e professor na Faculdade Estácio de Sá (Foto: Divulgação)

Quarteto reúne dois músicos brasileiros e dois tchecos

O quarteto de apresentação do evento reúne músicos de renome no cenário internacional. Formada nos conservatórios de Praga e Pilsen, a tcheca Barbora de Nunes-Cambraia (@barbora_de_nunes_cambraia) enquadra-se na voz Falcon, uma combinação rara de características de mezzo-soprano e soprano dramática. Em 2023, ela estreou na Ópera de Beyruth e, neste ano, irá se apresentar pela primeira vez no Teatro Nacional de Praga. Já Martyn Vydra (@martin.von.otter) é um barítono especializado em música barroca clássica e romântica e, atualmente, maestro da Ópera Infantil de Praga. Com vasta experiência, o músico já se apresentou nos EUA, Japão e Brasil, além de ter estudado no Conservatório de Praga.

O brasileiro Robson Bessa (@robsonbessa1971) realizou diversos concertos como cravista, organista e forte pianista na França, Itália, Portugal, Canadá, Paraguai, Uruguai e Brasil. Bessa é mestre em Musicologia pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (Esmu – UFMG) e especializado em cravo pela Université de Montréal (Canadá). Por fim, o violista da gamba Eduardo Fonseca completa o grupo. Formado em regência também pela UFMG, Eduardo é professor na Faculdade Estácio de Sá das disciplinas de Canto Coral, Sarau e Seresta, História da Música, Mitologia Grega, Técnica Vocal e Flauta Doce.

1. Vivaldi: La Silvia RV 734 – Terribile e lo scempio.
  2. F. Händel: 9 German arias – aria “Meine Seele”.
  3. Monteverdi: Orfeo – Possente spirto.
  4. Vivaldi: Juditha Triumphans – aria di Abra “Si fulgida per te”.
  5. F. Händel: Brockes Passion – duetto Maria and Jesus.
  6. Mysliveček: Sonata em Lá M.
  7. J. Kopřiva: Missa in D – aria “Domine Deus”.
  8. A. Plánický : Opella secunda De communione – aria “Domine, non sum dignus”.

J.D. Zelenka: Confitebor tibi Domine.

1. D. Zelenka: opera Santo Venceslao – aria “Huc coeli principes”.
  2. M z Otradovic: Czech Lute – seleção.

Do arquivo em Ouro Preto – Caderno de Diamantina: nº1 “Triste Lembrança” e nº2 “Viva Saudade”.

Modinhas do Brasil: nº1 “Você se esquiva de mim”, nº15 “Se forem ao fim do mundo” e nº26 “Homens errados e loucos”.

Pró-Reitoria de Cultura:  2102-3965
Cine-Theatro Central: (32) 2102-6329