A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou, nesta segunda-feira, 19, o resultado final para o Programa da Bolsa de Iniciação Científica (Pibic). No total são 436 bolsas, sendo 300 financiadas pela UFJF e 136 pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

Pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Priscila de Faria Pinto, comemora o aumento do número de bolsas financiadas pelo CNPq, junto com o investimento já feito pela UFJF (Foto: Carolina de Paula)

Já os resultados para as bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-AF) e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) devem ser divulgados no decorrer da semana.

A Propp recebeu 889 projetos. Todos os programas são voltados para alunos de graduação, sendo que o Pibic-AF atende estudantes classificados nas políticas de ações afirmativas. As bolsas variam de 12 a 20 horas de atividades semanais e a remuneração varia conforme cada edital.

“Aumentar o número de bolsas junto ao CNPq é uma conquista muito grande. Para nós é mais gratificante ainda que o programa tenha duração de três anos, o que significa que nesses próximos anos poderemos contar com o investimento do CNPq mais o investimento que a própria UFJF faz”, ressalta a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Priscila de Faria Pinto. 

“Seria muito interessante se os alunos conseguissem pensar que a Iniciação Científica abre portas e que eles podem buscar projetos que não sejam da área do seu percurso formativo. Isso não tem impeditivos; na verdade, deve ser visto como uma motivação.” 

Conforme o edital, o envio da documentação para o preenchimento das vagas dos estudantes deve ser enviada à Propp entre os dias 19 e 30 de agosto. As orientações de envio estão no site.