Formulário está disponível até dia 28 de abril (Arte: Propp)

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) convoca todos os docentes pesquisadores da instituição a preencherem um questionário, com a finalidade de mapear as pesquisas desenvolvidas na instituição. A partir das respostas, serão traçadas estratégias e ações para viabilizar a colaboração entre áreas e eixos científicos que abordem assuntos em comum, incentivando a cultura da pesquisa colaborativa e formação de redes na UFJF. O formulário está disponível pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga) – na aba Eventos – e pode ser preenchido até 25 de abril de 2023.

Segundo a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Mônica Oliveira, a iniciativa tem dois objetivos principais: o primeiro é mapear e formar clusters temáticos que contam com o trabalho colaborativo ou que a colaboração pode ser fomentada; o segundo é atender à Plataforma Tecnológica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), que elegeu nove eixos temáticos seguidos por um décimo eixo, ainda em formulação. Essa plataforma representa uma demanda tecnológica que será utilizada para futuros editais da Agência.

Os docentes pesquisadores são convidados a expor suas expertises no formulário, favorecendo a criação de um ambiente acadêmico de interação e transdisciplinaridade, essencial para participação não só nos editais da Fapemig, como também, futuramente, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Proposta de seminário  

Com os resultados do questionário, será possível identificar as áreas de convergência entre os pesquisadores e estimular a interação entre eles. Isso será feito em uma terceira etapa por meio de workshops, aproximando os campos do conhecimento. A data prevista para esse encontro é 10 de maio. 

“Recomenda-se que os coordenadores, responsáveis e líderes de projetos de pesquisa preencham o formulário pelo grupo, indicando os demais componentes do projeto vinculados à UFJF. Já aqueles que participam de alguma rede ou demais iniciativas externas à instituição, devem responder ao formulário como pesquisador individual”, indica Mônica.

A Pró-Reitoria destaca que a colaboração entre pesquisadores é essencial para o desenvolvimento de pesquisas inovadoras e de qualidade, e que a UFJF possui uma comunidade científica rica em diversidade e conhecimento. Por isso, é fundamental que todos se unam para fortalecer a pesquisa na instituição e contribuir para o avanço da ciência e tecnologia no Brasil e no mundo.