Girlene Alves: “sinto a responsabilidade de continuar contribuindo com a vida dos juiz-foranos” (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Na próxima segunda-feira, 13, a reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Girlene Alves, recebe uma honraria especial: a Câmara Municipal concederá à reitora o título de Cidadã Honorária do município. A sessão solene é aberta ao público e acontece às 19h30 no Plenário da Casa Legislativa.

A autoria da Lei Municipal nº 14.888, que confere a distinção, é da vereadora Laiz Perrut (PT). A parlamentar destaca a relevância da trajetória de Girlene Alves para Juiz de Fora, uma história que tem início em 1997, quando a docente se mudou para a cidade, para atuar no Departamento de Enfermagem Aplicada da UFJF. Em 2016, Girlene foi eleita vice-reitora da instituição e, em 2024, tornou-se reitora – a segunda mulher a ocupar o cargo mais alto da Universidade. 

A reitora expressou gratidão e emoção pela homenagem, destacando que este reconhecimento é fruto de um esforço coletivo, desde as pessoas que incentivaram sua mudança para Juiz de Fora até aquelas que contribuíram para sua permanência na cidade. “Com este título, ao mesmo tempo em que me sinto inserida no município, também sinto a responsabilidade de continuar percebendo, sentindo e contribuindo com a vida dos juiz-foranos. Sobretudo, por meio da Universidade, que me possibilita, cotidianamente, estabelecer relação com a vida da cidade”, afirmou Girlene. 

O Plenário da Câmara Municipal de Juiz de Fora fica localizado na Rua Halfeld, 955, 3º andar, Centro.