Estudantes devem ficar atentos à listagem de documentos necessários, de acordo com cada grupo de cotas (Foto: Gabriela Maciel/UFJF)

Após a divulgação dos resultados do processo seletivo para os cursos de graduação de Educação a Distância (EAD), a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) estabeleceu as datas das matrículas, abrangendo tanto os aprovados por meio das notas do histórico escolar, quanto os professores do Ensino Médio. A matrícula é realizada em duas fases: pré-matrícula on-line e entrega de documentos. Ambas são obrigatórias e de caráter eliminatório.

A pré-matrícula on-line começa às 12h desta quarta-feira, 24, e vai até às 23h59 do domingo, 28. Já a entrega dos documentos será realizada entre os dias 30 de abril e 6 de maio.

Como realizar as duas etapas?

1ª Etapa – matrícula on-line

O primeiro passo para realizar a matrícula consiste na confirmação de interesse na vaga. Esse processo deve ser realizado exclusivamente pela Internet, por meio de link disponibilizado na página da Coordenação de Registros Acadêmicos (Cdara)

2ª Etapa – envio de documento

A relação de documentos que devem ser entregues pelos ingressantes nos cursos EAD pode ser conferida na Portaria de Matrícula da UFJF, disponibilizada na aba “Outros Ingressos”, da página da Cdara. Essa listagem varia de acordo com o grupo de acesso ou cota da pessoa convocada.

O envio da documentação deve ser realizado por meio do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). Para iniciar o envio, o candidato deve acessar o Siga, clicar em “Meu primeiro acesso” e seguir o passo a passo: digitar o CPF no Passo 1 – campo “Login” e, depois, clicar em “Receber código”, a ser enviado para o e-mail informado na pré-matrícula.

Após receber o código, o estudante deve informá-lo no Passo 2 – “Digite abaixo o código recebido” e clicar em “Confirmar código”. Na sequência, deve-se criar uma senha, de acordo com as orientações apresentadas na tela, e clicar em “Envio de documentação para a matrícula”. Finalmente, o candidato deve informar usuário (CPF) e senha (criada no passo anterior) para acessar o sistema.

Depois que o primeiro acesso tiver sido feito e a senha criada, caso o aluno precise entrar novamente no sistema de envio de documentação para matrícula, é necessário apenas acessar o Siga, clicar em “Enviar documentação para matrícula” e informar usuário (CPF) e senha (criada previamente).

É fundamental que o candidato leia atentamente os termos da matrícula, preencha os formulários on-line solicitados e envie os documentos listados nos anexos do Regulamento de Matrícula da UFJF, segundo o seu grupo de ingresso.

O limite de tamanho para cada documento enviado é de 3 MB. As informações presentes nos documentos devem estar legíveis, sem cortes ou rasuras. Confira documento completo com as orientações para o envio da documentação de matrícula.

Documentos de todos os aprovados

Todos os convocados, sejam por ampla concorrência ou por grupos de cotas, devem, obrigatoriamente enviar a cópia dos seguintes documentos:

– Uma foto recente 3×4;
– Certidão de Nascimento ou Casamento;
– Cédula de Identidade (frente e verso);
– Declaração ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio Regular ou equivalente;
– Histórico Escolar completo do Ensino Médio ou equivalente;
– Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
– Título de Eleitor (frente e verso) e/ou print do E-título (contendo o QR Você) para brasileiros maiores de 18 anos, acompanhado da quitação eleitoral da última eleição (1º e 2º turnos). Caso não possua os comprovantes de votação, o estudante deve retirar certidão de quitação eleitoral no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE);
– Certificado de Reservista ou Atestado de Alistamento Militar;
– Com exceção dos aprovados pela ampla concorrência (grupo C), todos os demais também devem providenciar declaração da escola onde cursou o Ensino Médio, atestando se tratar de escola pública.

Documentos por grupo de cotas

Estudantes que integram grupos de cotas devem redobrar a atenção, pois existem documentações específicas para cada grupo. As informações relativas a esses documentos estão contidas nos anexos 2 a 7 do Regulamento de Matrícula dos ingressantes nos cursos de graduação à distância da UFJF. Atente-se ao prazo/período de vigência dos documentos.

Dúvidas

Dúvidas sobre a documentação listada no Anexo 1 (para todos os grupos) serão respondidas pelo e-mail: cdara@ufjf.br.

Dúvidas sobre a documentação do Anexo 2 (grupos A, B, G e H) serão respondidas pelo e-mail: duvidas.sisuab@ufjf.br

Dúvidas sobre a documentação dos Anexos 3, 4, 5, 6 e 7 (grupos A, D, G, H, I e J) serão respondidas pelo e-mail: comissao.prograd@ufjf.br

Outras informações: Coordenação de Registros Acadêmicos (Cdara)