Estão abertas as inscrições para o curso de especialização em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência, oferecido pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio do Centro de Educação a Distância (Cead). São 150 vagas gratuitas, distribuídas em seis polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Minas Gerais: Andrelândia, Barroso, Boa Esperança, Campos Gerais, Cataguases e Divinópolis.

Realizado a distância, o curso é destinado a graduados em Educação Física e áreas afins reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). A capacitação representa uma oportunidade de o profissional se especializar no campo da inclusão por meio do esporte e da atividade física.

O corpo docente é formado por professores da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da UFJF, além de demais especialistas da área.

As inscrições podem ser feitas até a próxima sexta-feira, 7, pelo site do Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância (Ngime), da UFJF.

Curso oferece novas possibilidades de atuação profissional

De acordo com a coordenadora do curso, Eliana Ferreira, o objetivo principal da pós-graduação é redefinir a prática docente na área de ciências, alinhando-a às demandas contemporâneas das salas de aula.

“A especialização oferece diversas oportunidades de atuação. Os profissionais formados poderão trabalhar em centros de excelência na área de esportes paraolímpicos, assim como em escolas, promovendo a inclusão por meio das atividades esportivas. Além disso, poderão atuar em centros de reabilitação, utilizando o esporte como ferramenta para o desenvolvimento e a recuperação de pessoas com deficiência”, enumera a professora.

"Acessível é aquilo que é para todos", afirma a coordenadora do NGime, Eliana Ferreira (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

“A especialização oferece diversas oportunidades de atuação. Os profissionais poderão trabalhar em centros de excelência na área, assim como em escolas”, afirma a coordenadora do curso, Eliana Ferreira (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Ainda na avaliação de Eliana, outro diferencial do curso é a possibilidade de incentivo ao desenvolvimento de projetos nos municípios em que os alunos estiverem inseridos, o que pode promover “impactos positivos na comunidade”, frisa a docente.

O resultado final da seleção será divulgado no dia 14 de fevereiro.

Confira o Edital.

Confira a retificação do Edital.

Siga a UFJF nas redes sociais:
Instagram: ufjf
X: ufjf_
Youtube: TVUFJF
Facebook: ufjfoficial
Spotify: ufjfoficial