Título de Honoris Causa foi entregue ao ex-deputado e sindicalista em 2005. (Foto: Alair Vieira/Assembleia Legislativa de Minas Gerais)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lamenta o falecimento do sindicalista e ex-deputado Clodesmith Riani nesta quinta-feira, 4, aos 103 anos. O sindicalista é Professor Honoris Causa da UFJF desde 2005. Riani se destaca na história nacional por sua trajetória de luta em defesa dos trabalhadores e da democracia.

Natural de Rio Casca (MG), Clodesmidt Riani iniciou sua relação com o movimento sindical em Juiz de Fora, após ser integrante da antiga Companhia Mineira de Eletricidade (CME). Tornou-se líder da categoria no município e foi ascendendo na política sindical. Nesse cenário de crescente reconhecimento no país, Riani esteve em lideranças de estado e nacionais – chegando a assumir a presidência e a vice-presidência da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria (CNTI); também foi, durante muitos anos, dirigente no Comando Geral dos Trabalhadores.

O professor Honoris Causa esteve ligado à carreira política e à militância; foi deputado estadual em Minas Gerais e filiado ao PTB e ao PMDB. Durante a ditadura militar, foi condenado e preso injustamente, sofrendo a perda do seu mandato como deputado – restituído, tempos depois, pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais.