A importância histórica do líder sindical e político mineiro, Clodesmidt Riani, que completa 100 anos nesta quinta-feira, 15, motivou a produção de um conteúdo audiovisual em sua homenagem. O projeto foi executado por pesquisadores do Laboratório de História Política e Social (LAHPS) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O vídeo elaborado para celebração da data, faz o resgate histórico da trajetória de luta pelos direitos trabalhistas, da relação de Riani com Juiz de Fora, a relevância da sua figura na esfera nacional e política. O material pode ser acessado pelo link.

Embora o grupo tenha aproveitado a data festiva para lançamento do vídeo, Clodesmidt Riani já fazia parte dos objetos e interesses de pesquisa dos membros do LAHPS. O sindicalista foi tema de dissertações, publicações acadêmicas e artigos biográficos. Além disso, o protagonismo de Riani também está preservado em um acervo no Museu da Imagem e do Som (MIS), mantido pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa).

Todo este material serviu de referência para o levantamento de informações, depoimentos e entrevistas. O conteúdo é resultado do trabalho coletivo dos membros do laboratório e contou com a participação de diversos pesquisadores e personalidades públicas que conviveram com Riani. “A ideia foi fazer um vídeo curto para colocar nas redes sociais, mas conseguimos tanto material que acabou virando um vídeo mais longo, parecido com um documentário”, diz a docente e pesquisadora da UFJF, Cláudia Viscardi.

Reconhecimento nacional

Natural de Rio Casca (MG), Clodesmidt Riani iniciou sua relação com o movimento sindical em Juiz de Fora, após ser integrante da antiga Companhia Mineira de Eletricidade. Tornou-se líder da categoria no município e foi ascendendo na política sindical. Nesse cenário de crescente reconhecimento no país, Riani esteve em lideranças de Estado e nacionais – chegando a assumir a presidência e a vice-presidência da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria (CNTI); também foi, durante muitos anos, dirigente no Comando Geral dos Trabalhadores.

O sindicalista esteve ligado à carreira política e a militância; foi deputado estadual em Minas Gerais e filiado ao PTB e ao PMDB. A pesquisadora ressalta a participação de Riani nas discussões à respeito da Lei Orgânica da Previdência Social (LOPS), em 1953. Durante a ditadura militar, foi condenado e preso injustamente, sofrendo a perda do seu mandato como deputado – restituído, tempos depois, pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

“Clodesmidt Riani esteve em contato direto com muitas lideranças presidenciais, como Juscelino Kubitschek e João Goulart. Representou o Brasil no exterior em algumas comissões. Também teve uma participação ativa na votação de leis em benefício do trabalhador: como o salário mínimo. A sua articulação foi extremamente ativa, tanto em nível local, estadual, federal e em congressos internacionais”, explica Cláudia.

Depoimentos

A narrativa do vídeo biográfico contou com depoimentos que abordam a vida pública e privada do sindicalista. Parte foi relatada pelos pesquisadores do LAHPS – Cláudia Viscardi, Valéria Lobo e Jorge Ferreira (docente da UFF e membro permanente da Pós-graduação em História na UFJF) – além da participação de outros pesquisadores brasileiros que se dedicaram ao tema. O vídeo traz também o relato do filho de João Goulart, do ex-ministro Luiz Dulci e dos pesquisadores responsáveis pelo livro de depoimentos do sindicalista.

Outras informações:

Laboratório de História Política e Social da UFJF

Confira o documentário na íntegra