A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sedia, nos dias 5 e 12 de agosto, o “I Seminário da Zona da Mata Mineira e Campo das Vertentes sobre LGBTQIfobia e Cidadania LGBTQI+: Políticas Públicas e Direitos Humanos”. A participação em todas as atividades, debates e cine-conversa é gratuita e aberta ao público em geral. As inscrições podem ser realizadas neste link.

Dentre as temáticas a serem abordadas no evento estão violência, direitos humanos, garantias fundamentais, assistência social, saúde, pessoas com deficiência, esportes e população LGBTQI+, dentre outras. Confira a programação completa e todos os convidados aqui.

O I Seminário sobre LGBTQIfobia e Cidadania LGBTQI+ é uma organização do projeto Diverse – Observatório da Diversidade Sexual e de Gênero – Políticas, Direitos e Saúde LGBTI+, da Faculdade de Serviço Social, e integra a programação da III Semana Rainbow da UFJF.

“O Seminário é voltado a todas as pessoas interessadas na temática de direitos humanos e políticas públicas LGBTQI+. Tentamos fazer seis eixos coordenadores das mesas na programação, que são os eixos trabalhados no projeto Diverse”, destaca uma das organizadoras, a técnica em Saúde do Hospital Universitário, Dandara Oliveira.

Também organizadora do evento, a doutoranda em Psicologia, Brune Coelho, acrescenta que a programação pretende atrair e contemplar um público diverso em termos de identidade de gênero, raça e orientação afetivo-sexual, sejam profissionais e/ou integrantes da sociedade civil organizada. “A intenção é possibilitar também que as próprias pessoas discutam a partir de seu local de experiência de vida pessoal e profissional. Outro ponto a se destacar é que foram feitos convites a vários órgãos do poder público no sentido de tentar impulsionar políticas locais que atendam às demandas da população LGBTQI+.”

Inauguração do Centro de Referência LGBTQI+

Em 5 de agosto, primeiro dia do seminário será inaugurado o Centro de Referência LGBTQI+ (Cer-LGBTQI+), às 18h30, nas dependências da Casa Helenira Preta, anexa à Casa de Cultura da UFJF. O coordenador da iniciativa e professor da Faculdade de Serviço Social, Marco José de Oliveira Duarte, explica que o propósito do Cer-LGBTQI+ é desenvolver ações permanentes de enfrentamento à LGBTQIfobia e respeito às diversidades sexual e de gênero.

“Através tanto da oferta de serviços, apoios e atendimentos específicos para vítimas, amigos e familiares em decorrência de discriminação e violência com base na orientação sexual e/ou identidade de gênero, como também da possibilidade de espaço para formação, pesquisa, informação e participação social.”

A ausência desse tipo de espaço institucional na cidade e suas consequências para a população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros, queer e intersexos (LGBTI+) também serão debatidas durante o Seminário. Conforme as orientações da Lei Municipal n.º 9791, de 12 de maio de 2000, conhecida como ‘Lei Rosa’, que dispõe sobre a ação do município de Juiz de Fora no combate às práticas discriminatórias, em seu território, por orientação sexual, a cidade já deveria contar com um centro de referência para essa população há quase duas décadas.

“O CeR-LGBTQI+ é o local onde teremos atendimento jurídico, psicológico e social. Essa é uma política que deveria ter sido implantada logo após a aprovação da Lei Rosa. Agora, dezenove anos depois, com esforço da Faculdade de Serviço Social e da população LGBTQI+ esse Centro de Referência será concretizado”, enfatiza Dandara Oliveira.

Serviço

O “I Seminário da Zona da Mata Mineira e Campo das Vertentes sobre LGBTQIfobia e Cidadania LGBTQI+: Políticas Públicas e Direitos Humanos” será realizado nos dias 5 e 12 de agosto, na Casa Helenira Preta (anexa à Casa de Cultura da UFJF), na avenida Barão do Rio Branco, 3396, Passos.

O evento integra a programação da III Semana Rainbow da UFJF, que tem recursos de emenda parlamentar da ex-reitora e deputada federal Margarida Salomão.

Saiba mais: Serviço Social cria polo para acolhimento de demandas LGBTI+
Outras informações: (32) 2102-3562 – Faculdade de Serviço Social ou gedis.ufjf@gmail.com