São mais de 192 mil títulos impressos distribuídos nas 19 bibliotecas da UFJF (Foto: Gabriela Maciel/UFJF)

Com a proximidade do retorno às aulas, é importante que os alunos recorram a artigos, livros e publicações que irão contribuir para o seu desempenho acadêmico durante a graduação e a pós-graduação.

O Centro de Difusão do Conhecimento (CDC), formado pela Biblioteca Central e bibliotecas setoriais as setoriais, possui um grande acervo de livros, além de base de dados de artigos científicos e e-books que desempenham um papel fundamental na pesquisa acadêmica, proporcionando uma fonte rica de informações para alunos e professores.

São mais de 192 mil títulos impressos distribuídos nas 19 bibliotecas da UFJF. E, pelas bases de dados digitais também é possível ter acesso a milhares de documentos de diversas áreas do conhecimento.

Estudantes podem ter acesso à biblioteca para consultar o acervo, renovar empréstimos, reservar obras, dentre outras ações através da plataforma Pergamum, sistema que gerencia a biblioteca através do Siga 3. Além disso, a carteirinha é o documento obrigatório para efetuar os empréstimos nas bibliotecas da UFJF.  Caso o estudante não possua a carteirinha, basta informar o número de matrícula junto com um documento de identidade com foto.

De acordo com o coordenador do CDC, Sérgio Crisóstomo dos Reis, as plataformas agregam “conteúdo de uma variedade de fontes e disciplinas, permitindo que alunos e professores explorem uma ampla gama de tópicos e abordagens metodológicas em suas pesquisas”, permitindo a atualização constante dos estudos.

Na navegação pelas bases, é possível utilizar ferramentas de pesquisa avançadas, como filtros por palavras-chave, autores, instituições e datas, o que facilita a localização de artigos relevantes para projetos de pesquisa e revisões bibliográficas.

O coordenador do CDC também ressalta que ao disponibilizar artigos revisados por pares, as bases de dados digitais ajudam na validação científica. Isso é crucial para garantir a qualidade e a credibilidade das informações utilizadas em trabalhos acadêmicos. A disponibilidade fácil de recursos pode estimular alunos e professores a se envolverem na produção científica, incentivando a pesquisa e a contribuição para o avanço do conhecimento em suas respectivas áreas.

“Professores podem utilizar essas bases para encontrar materiais de ensino relevantes, como e-books, que muitas vezes oferecem uma visão abrangente e estruturada de um determinado tópico, facilitando o processo de aprendizado.”

Por fim, o coordenador do CDC aponta que as bases de periódicos científicos e os e-books didáticos desempenham papéis cruciais no ambiente educacional, oferecendo uma variedade de benefícios significativos para os estudantes.

“Algumas das razões pelas quais essas fontes são tão importantes se deve ao fato de que elas possuem acesso a informações atualizadas, ampla gama de tópicos e disciplinas, a facilidade de acesso e disponibilidade online, dentre tantas outras razões, que fornecem aos estudantes ferramentas essenciais para aprofundar seus conhecimentos, realizar pesquisas autônomas e se preparar para os desafios do mundo acadêmico e profissional.”

Conheça a Base de Dados da UFJF

ABNT: Coleção reúne as normas técnicas de todos os comitês temáticos da Associação.

Atheneu: Oferece coleção de e-books de acesso perpétuo na área da saúde: Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia.

Biblioteca Virtual Universitária: Também conhecida como Pearson, dispõe a coleção de e-books e é multidisciplinar abrangendo as áreas: Administração, Marketing, Engenharias, Direito, Letras, Economia, Computação, Educação, Medicina, Enfermagem, Psiquiatria, Turismo e outras. Além das obras da Pearson, a plataforma oferece ainda material de diversas editoras parceiras.

IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers): Composto de e-books de acesso perpétuo nas áreas de Engenharia, Tecnologia e Ciências da Computação, editados até 2015.

Minha Biblioteca: Possui e-books multidisciplinares. São contempladas as seguintes áreas: Direito, Saúde, Engenharias, Administração, Educação de editoras como Grupo A, Gen-Atlas, Manole, Cengage, Blucher, Cortez e Saraiva.

Revista dos Tribunais: É uma coleção de revistas, conteúdo doutrinário, julgados relevantes de todos os tribunais do país, legislação atualizada diariamente, acórdãos comentados.

Vlex: Reúne ampla documentação jurídica nacional e internacional (legislação, jurisprudência, decisões administrativas, livros, revistas e diários oficiais).

Para ter acesso a todas as bases, clique aqui.

Mais informações:

Centro de Difusão do Conhecimento

Bibliotecas UFJF

Informações sobre a solicitação da carteirinha estão disponíveis através deste link.