A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) empossou nesta segunda-feira, 4, seis novos professores. Os docentes vão atuar nas faculdades de Medicina e Comunicação e no Instituto de Artes e Design. A cerimônia contou com a presença do reitor, Marcus David, da vice-presidente da Associação dos Professores de Ensino Superior de Juiz de Fora (Apes), Karine Fernandes de Carvalho, e da pró-reitora de Gestão de Pessoas, Renata Faria, além dos diretores das unidades contempladas.

Cerimônia de posse contou com presenças do reitor Marcus Davi e de representantes da atual gestão da UFJF, da Apes e das unidades onde os professores ficarão lotados (Foto: Carolilna de Paula/UFJF)

O reitor deu as boas vindas aos novos servidores e ressaltou que, apesar de a UFJF ser uma instituição com 63 anos desde a sua fundação, o que faz dela uma referência internacional é justamente o trabalho desenvolvido pelas pessoas que atuaram e atuam durante todos esses anos. “A Universidade é formada por pessoas, sejam elas docentes, técnico-administrativos em Educação ou terceirizados. Vocês estão vindo compor uma equipe de muito êxito, com um altíssimo nível de dedicação e comprometida com a sociedade.”

Confira fotos da posse

O professor Clóvis da Silva irá atuar na Faculdade de Medicina. Para ele, durante a graduação, sempre foi um desejo se tornar docente. Apesar de já ter lecionado na Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), o desejo de estar na UFJF sempre foi mais forte. “Eu sou daqui de Juiz de Fora e quero desenvolver atividades com senso humanístico, uma educação voltada para o povo, fazer um trabalho que de fato seja de formação de pessoas do ponto de vista técnico e social.”

Já a professora Gabriela Andrade atuará no curso de Moda, no Instituto de Artes e Design (IAD). Ela pretende trazer suas próprias produções, ideias e linhas com as quais trabalha, além de projetos para fortalecer a qualidade de suas aulas. “Eu estava trabalhando no Sul de Minas e vim pra cá justamente porque o curso de Moda é muito interessante pelo corpo docente e pelo currículo. A moda tem um espaço para trazer linhas de pesquisa e visões diferentes para trabalhar os temas.”

Nascido em Viçosa, o docente Rafael Fialho lecionará na Faculdade de Comunicação (Facom). Ele relata que, apesar das etapas do concurso serem extremamente criteriosas, valeu a pena ter passado pelo processo seletivo e que a partir de agora é trabalhar em contribuição com seus futuros alunos. “O papel do professor é se colocar à disposição dos alunos dentro e fora da sala de aula. Eu sempre tive um sonho de estudar na UFJF, mas agora eu vou poder dar aula aqui, conhecer tudo da instituição. Estou super animado.”