A cerimônia que oficializa a assinatura da ata para a retomada das obras do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU/UFJF), sob a gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), será realizada em Belo Horizonte, na quinta-feira, 8. Inicialmente, a solenidade estava prevista para acontecer na própria Universidade, na quarta, 7, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A mudança foi motivada por alterações na agenda do Governo Federal.

Conforme anunciado oficialmente pelo Governo, o evento será o cenário para o anúncio de investimentos em Minas Gerais, abrangendo novos repasses para obras de infraestrutura e programas sociais, incluindo as obras do HU/UFJF-Ebserh.

O valor do repasse para a obra é de R$180 milhões, e a previsão é de que os trabalhos sejam finalizados até o final de 2026. O montante foi anunciado pelo reitor da UFJF, Marcus David, em agosto de 2023. Na ocasião, o Governo Federal inseriu a Universidade no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que prevê um total de investimentos de R$1,7 trilhão em obras de infraestrutura no país, no período de 2024 a 2026.