A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abriu edital para licitação de nove pontos de cantinas e três pontos de máquinas de vendas (uma máquina de ‘snacks’ e bebidas frias e uma máquina de bebidas quentes em cada ponto). Os espaços ficam localizados em diferentes áreas do campus sede (Rua José Lourenço Kelmer, s/nº – Bairro São Pedro, Juiz de Fora) e no Jardim Botânico da UFJF (Rua Coronel Almeida Novais, 246 – Bairro Santa Terezinha, Juiz de Fora). 

A seleção das propostas apresentadas se dará por meio de pregão eletrônico, a ser realizado no dia 19 de fevereiro, a partir das 10h. De acordo com o edital, para participar da licitação, os candidatos devem estar credenciados previamente no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf) e no Sistema de Compras do Governo Federal, que pode ser acessado pelo site www.gov.br/compras. As propostas podem ser enviadas até a abertura do pregão eletrônico. 

Pontos de venda e critérios da licitação
Serão licitadas as cantinas das faculdades de Economia, Educação Física, Comunicação, Medicina e Engenharia, além do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Instituto de Ciências Exatas (ICE), Instituto de Artes e Design (IAD) e do Jardim Botânico. Já os pontos para instalação de máquinas do tipo ‘vending machine’ são hall da Reitoria e faculdades de Farmácia e Fisioterapia. 

O julgamento dos lances no pregão obedece ao critério de menor preço global da cesta mínima de produtos para comercialização, tendo como critério a soma dos preços informados no Termo de Referência do processo. Nesta licitação, um dos itens que compõem a lista básica de produtos requeridos é a Cesta Estudante – opção econômica de lanche composto por uma bebida quente ou fria (mínimo de 100 ml) e um alimento salgado ou doce (mínimo de 50g). 

Pagamento e duração do contrato
A concessão do uso de cada um dos espaços cedidos pela Universidade terá preço fixo mensal, referente aos custos com aluguel e taxas de água, energia elétrica e coleta de resíduos. Nos meses correspondentes às férias escolares (que ocorrem tradicionalmente em julho, janeiro e fevereiro; ou nos meses substitutos a estes), o valor da contrapartida será o correspondente a 25% do pagamento mensal pactuado no Termo de Concessão. 

Confira, abaixo, a tabela com os valores fixos por ponto de ponto de venda: O prazo de vigência da contratação é de 12 meses, contados a partir da assinatura do contrato, e o período é prorrogável por até cinco anos. No Termo de Referência, é possível encontrar ainda os horários de funcionamento estipulados para cada cantina e ponto de ‘vending machine’ disponibilizado na concorrência. 

Outras informações sobre os requisitos que os concorrentes precisam ter estão presentes no Edital completo e no Termo de Referência do processo. O modelo do termo de contrato também está disponível para consulta. 

Food trucks
A UFJF também lançou edital para credenciamento de food trucks no campus no ano passado. As inscrições terminaram em 31 de dezembro de 2023. Caso um novo edital destinado à instalação desses equipamentos seja realizado, os concessionários de cantinas ou ‘vending machines’ podem aderir também a essa modalidade de concessão. 

Outras informações
(32) 2102-3713 – Pró-Reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra).