As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024 ficam abertas entre esta segunda-feira, 22, e a quinta, 25. A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) disponibiliza 2.251 vagas em 74 cursos, distribuídas nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares.

Para se inscrever, o candidato deve acessar o Portal de Acesso Único, informar o número de inscrição e a senha utilizada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Logo depois, é necessário confirmar os dados e, em seguida, escolher dois cursos e a modalidade de ingresso. Dentro do prazo divulgado é possível alterar a escolha dos cursos, de acordo com as preferências e as chances de obter a vaga, a partir das parciais diárias das notas de corte.

Com o intuito de esclarecer algumas questões sobre o processo seletivo, separamos as principais dúvidas dos candidatos para serem respondidas:

1 – O que é o Sistema de Seleção Unificada (Sisu)?
O Sisu é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de Ensino Superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

2 – Como funciona o Sisu?

O processo seletivo do Sisu possui uma única etapa de inscrição – que está restrita àqueles que não tenham tirado nota zero na redação. O prazo para se candidatar é de 22 a 25 de janeiro, processo que deve ser feito exclusivamente pela Internet, na página do Sisu. O candidato pode escolher dois cursos como primeira e segunda opções. Durante o período de inscrição, é permitido alterar as escolhas de curso. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

Ao fim da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem 2023 e eventuais ponderações. Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisu em cada curso, por modalidade de concorrência.

Após a chamada única regular do processo seletivo, o Sisu disponibilizará às instituições participantes uma Lista de Espera a ser utilizada prioritariamente para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas.

3 – Quem pode participar? 

Podem participar candidatos que tenham feito o Enem 2023, concluído o Ensino Médio e que não zeraram a prova de redação.

4 – Haverá uma nova inscrição para o Sisu no segundo semestre?

Não. Diferentemente dos anos anteriores, a edição do Sisu 2024 acontecerá somente em uma única etapa no ano. Ou seja, os candidatos que forem selecionados para o segundo semestre devem efetuar a matrícula na mesma data daqueles que iniciarem as aulas no primeiro semestre.

5 – Quais as principais mudanças da Lei de Cotas? 

A partir do Sisu 2024 passam a existir cotas específicas para quilombolas, da mesma forma que já acontece com pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência. Outra novidade relacionada às cotas é a diminuição do valor mínimo da renda bruta familiar por pessoa: agora o mínimo é de um salário mínimo. Lembrando que para todos os tipos de cotas, o perfil socioeconômico do candidato é considerado.

Outra mudança importante tem relação com a distribuição e ocupação das vagas no Sisu. Com base na nota do Enem, todos os candidatos inscritos no sistema irão concorrer para as vagas de ampla concorrência, independentemente de atenderem aos critérios exigidos para os cotistas.

Depois, caso seja necessário, será possível concorrer pelas cotas. Antes, os candidatos cotistas só concorriam às vagas destinadas à política de ações afirmativas, mesmo que tivessem nota para a ampla concorrência.

Saiba mais: Sisu 2024: O que muda com o novo sistema de cotas 

6 – Como escolher a UFJF no sistema?

O Sisu tem um campo para buscar vagas por município, instituição e curso. Ao se inscrever, o candidato deverá escolher a UFJF na guia referente às instituições de ensino. A partir disso, aparecerão os cursos e as vagas ofertadas.

7 – Quais cursos serão ofertados pela UFJF por meio do Sisu? 

Das 2.251 vagas, 1.851 serão distribuídas entre 64 graduações do campus sede da UFJF, em Juiz de Fora. Já em Governador Valadares, 400 oportunidades serão direcionadas para outros dez cursos. A lista de cursos pode ser conferida no Termo de Adesão divulgado pela Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese).

8 – O que a UFJF oferece aos seus alunos?

A UFJF é avaliada pelo MEC com a nota máxima. Além disso, destaca-se entre as 20 melhores universidades do país e está entre as três melhores do estado de Minas Gerais. A instituição proporciona diversas oportunidades nos mais variados campos de atuação do Ensino Superior, tais como Iniciação Científica, projetos de extensão, bolsas de apoio e treinamento profissional, intercâmbios, empresas juniores, entre outras frentes.

Conheça as vantagens de estudar na UFJF. 

9 – Quais cursos da UFJF oferecem mais vagas?

No campus sede da UFJF, o curso de Bacharelado em Ciências Exatas dispõe de 122 vagas, enquanto o curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas oferece 150 vagas (75 integral e 75 noturno).

Em Governador Valadares, os cursos que contam com o maior número de vagas são Medicina, Administração, Ciências Econômicas e Direito, cada um com 50 vagas.

10 – Como fico sabendo da nota de corte?

Durante o período de inscrição, uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência. A nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada. O sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte é modificada de acordo com as notas dos inscritos. Essa nota de corte será informada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrição.

11 – Como funciona a lista de espera?

Os candidatos não selecionados na chamada regular podem manifestar interesse em participar da lista de espera entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro no site do Sisu.

12 – Quando e onde serão divulgadas estas listas de espera?

As listas estarão disponíveis no site da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara) no dia 15 de fevereiro.

13 – O candidato tem duas opções de curso na chamada regular, inclusive na lista de espera?

Não. O candidato que desejar participar da lista de espera fará a opção de apenas um dos cursos previamente escolhidos.

14 – Caso seja aprovado apenas na segunda opção, é possível entrar para a lista de espera da primeira opção? 

Não. Só podem manifestar interesse em participar da lista de espera candidatos que não foram selecionados na chamada regular de nenhuma das duas opções de curso.

15 – Não encontrei alguns cursos. Onde estão?

Alguns cursos fazem parte do segundo ciclo de Ciências Humanas ou Exatas e o ingresso é feito exclusivamente pelo Bacharelado Interdisciplinar. São exemplos os cursos de Turismo, Ciências da Religião, Filosofia, entre outros.

16 – As vagas para o curso de Música não aparecem no Sisu. Por quê?

Os candidatos à graduação em Música precisam passar por prova de habilidades específicas. A seleção é feita com base na aptidão do candidato verificada nesse exame, além da nota do Enem 2023. As provas de habilidades específicas do Vestibular de Música já ocorreram no ano passado. O resultado será conhecido em 28 de fevereiro, a partir das 15h, no site da Copese.

17 – É possível estudar na UFJF e em uma instituição de ensino particular?

Sim. Não há restrição quanto a isso.

18 – Já faço faculdade em uma instituição pública. É possível cursar junto com uma da UFJF?

Não. É proibido por lei ocupar duas vagas em instituições públicas.

19 – Quando serão as matrículas?

O resultado da chamada regular será divulgado no dia 30 de janeiro. Os candidatos selecionados farão a matrícula entre 1º e 7 de fevereiro. Demais informações sobre a matrícula serão divulgadas posteriormente pela UFJF.

20 – Quando começam as aulas do 1º semestre?

As aulas do primeiro semestre de 2024 se iniciam em 11 de março.

21 – Quem fez a prova do Pism 2024 também pode tentar uma vaga pelo Sisu? 

Sim. Os candidatos só devem estar atentos aos editais dos respectivos programas. Enquanto o Sisu adota as recentes modificações estipuladas pelo MEC, o Pism mantém as regras anteriores em relação ao seu processo seletivo.

Candidatos que participaram do Pism 2024 e aguardam a divulgação das notas do Módulo III, devem estar atentos às especificidades da distribuição de vagas, conforme detalhado no edital completo do programa.

Outras informações:

(32) 2102-3738/3755 – Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese).

copese@ufjf.br

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial
Instagram: @ufjf
Twitter: @ufjf_
Youtube: TVUFJF