No próximo domingo, 5 de novembro, acontece o primeiro dia de provas do Ensino Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste dia, os mais de 3,9 milhões de inscritos no exame respondem a 90 questões objetivas, sendo que 45 delas são relacionadas ao conhecimento sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e as demais sobre a aplicabilidade das Ciências Humanas e suas Tecnologias. Além disso, também será cobrada dos candidatos uma redação com uma proposta dissertativa-argumentativa.

Com o intuito de reforçar algumas orientações úteis, a Universidade preparou algumas informações essenciais destinadas a auxiliar os candidatos a esclarecerem suas dúvidas antes do exame.

Como primeira dica, é aconselhável que o estudante conheça o local de exames para que não haja nenhum imprevisto. Os portões de acesso serão abertos às 12h e fechados às 13h, e as provas começam a ser aplicadas às 13h30. O término será às 19h, no primeiro dia. Estão previstas exceções de horário em casos específicos, no de participantes com solicitação de tempo adicional aprovada, ou com pedido de recurso de vídeo para a prova em Libras.

Os candidatos deverão permanecer, no mínimo, duas horas nas salas de aplicação de exames e só poderão sair após as 15h30. Entretanto, para que seja possível levar o caderno de provas para casa é necessário que fiquem no local até as 18h30.

Cartão de inscrição
Os candidatos devem acessar o cartão de confirmação de inscrição, disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na página do Participante, onde é possível conferir os locais de provas. Além disso, o documento contém informações importantes, como o número da inscrição, datas e horários das provas, bem como instruções relevantes para a realização da avaliação.

Embora não seja obrigatório imprimir o cartão de confirmação de inscrição do Enem, é recomendável tê-lo à mão no dia das provas. Isso facilita a localização da sala de prova em que o estudante está alocado de maneira mais rápida e eficaz.

Não esqueça de levar
De acordo com a página do Inep, alguns itens são obrigatórios para que o estudante realize as provas: caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente; documento de identificação válido; e máscaras de proteção contra a covid-19, exceto nos estados ou municípios onde o uso da máscara para prevenção à covid-19 em local fechado esteja liberado por decreto ou ato administrativo de igual poder regulamentar.

Além disso, o Instituto aconselha que o candidato leve álcool em gel, o cartão de confirmação de inscrição e a Declaração de Comparecimento impressa (caso precise justificar sua presença no exame).

Documentação
Para a realização das provas, só serão aceitos documentos de identificação original e com foto: Carteira de Identidade; Carteira de Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive para aqueles reconhecidos como refugiados; Carteira de Registro Nacional Migratório ou o Documento Provisório de Registro Nacional Migratório; Passaporte; e Carteira Nacional de Habilitação.

Como novidade para este ano, o Inep também incluiu os documentos digitais e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital como documentos válidos para identificação do participante no dia da aplicação do exame, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais. Capturas de telas não serão aceitas.

Para os participantes impossibilitados de apresentar a via original da documentação exigida, por motivo de extravio, perda, furto ou roubo, o candidato só poderá realizar as provas mediante apresentação do boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame; e deverá se submeter à identificação especial, que compreende a coleta de informações pessoais.

O participante que apresentar a via original do documento oficial de identificação danificado, ilegível, com fisionomia diferente que não permita a completa identificação dos seus caracteres essenciais ou de sua assinatura poderá prestar as provas, desde que se submeta à identificação especial.

Cuidado para não ser eliminado
Um envelope será fornecido ao candidato pelo aplicador de prova para que objetos e demais itens pessoais possam ser guardados, entre eles, óculos escuros, boné, lápis, lapiseira, relógio, dispositivos eletrônicos, celulares, chaves, fones de ouvido, etc. Veja aqui as orientações completas.

Ingresso na UFJF
A nota no Enem é utilizada para o ingresso na UFJF e demais instituições de ensino superior público por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). No caso da UFJF, parte das vagas é destinada ao Sisu e as demais são para ingresso por meio do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism).

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial
Instagram: @ufjf