O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PEC) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abriu edital com 40 vagas, sendo 24 para mestrado e 16 para doutorado. As inscrições devem ser feitas até 12 de janeiro de 2024, por meio da plataforma SigaX, tanto para candidatos ao mestrado quanto para o doutorado

Essa é a primeira seleção de doutorado realizada pelo programa, após aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em junho deste ano. 

Linhas de pesquisa
As vagas são divididas entre quatro linhas de pesquisa em duas áreas de concentração. A área de Estruturas e Materiais conta com as seguintes linhas: Materiais e Componentes da Construção e Mecânica das Estruturas. 

Já a área de Saneamento e Meio Ambiente tem as linhas de pesquisa de Monitoramento e Gestão de Recursos Naturais e Tecnologias Ambientais. 

Os candidatos devem indicar no ato de inscrição a área de concentração e a linha de pesquisa a que desejam concorrer. 

Do total de cada modalidade, 50% das vagas serão direcionadas para ações afirmativas. 

No edital, é possível conferir a formação prévia exigida para candidatos a cada linha de pesquisa. 

Etapas
A seleção ao mestrado será realizada em duas etapas. Já no doutorado são três. A primeira etapa é comum às duas seleções. Os candidatos terão que fazer uma ou duas provas de múltipla escolha. A avaliação I é de proficiência em Língua Inglesa; já a avaliação II é de proficiência em Língua Portuguesa. 

Candidatos oriundos de países cujo idioma oficial seja o inglês e aqueles que apresentarem Certificado de Proficiência em Língua Inglesa válido, de acordo com os termos do edital, estão dispensados de fazer a avaliação I. 

Candidatos com origem em país cujo idioma oficial seja o português e aqueles que apresentarem Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa válido, de acordo com os termos do edital, estão dispensados de fazer a avaliação II. As avaliações serão aplicadas de forma remota. 

A segunda etapa, também comum às duas seleções, é composta de análise de currículo. A lista de documentos a serem entregues e os procedimentos necessários devem ser conferidos no edital

Já a terceira etapa, exclusiva para a seleção de doutorado, é composta por análise de projeto de pesquisa. O modelo para o projeto também pode ser encontrado no edital. Todas as etapas têm caráter eliminatório e serão realizadas entre janeiro e fevereiro de 2024. 

Cronograma
O cronograma completo do processo seletivo, além de informações sobre documentação necessária, recursos e demais detalhes das seleções devem ser conferidos no edital. A previsão é que o resultado final seja divulgado às 18h do dia 1º de março de 2024, na seção “Mural de avisos” do SigaX. 

Outras informações
(32) 2102-3456 – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PEC)