A Universidade Federal de Juiz de Fora passa a contar agora com mais um curso de Doutorado: o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PEC) da Faculdade de Engenharia foi aprovado neste mês pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Para o atual coordenador do Programa, Edgard Dias, a sensação é de vitória e representa uma conquista não só da UFJF, mas de toda a Zona da Mata de Minas Gerais. 

“Essa é uma região de destaque em termos socioeconômicos e existe demanda por profissionais capacitados para atuarem nas diversas áreas da Engenharia Civil. Entretanto, apesar de contar com 20 diferentes universidades que oferecem curso de graduação em Engenharia Civil, o PEC/UFJF é o único Programa de Pós-Graduação ofertando curso de mestrado e, em breve, de doutorado”, informa. 

A solicitação do Doutorado foi submetida no final de 2022, sob a coordenação do professor Flávio de Souza Barbosa, e o resultado foi divulgado como parte do primeiro conjunto da Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN), após a análise do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES).

A expectativa é receber os primeiros alunos de doutorado no segundo semestre de 2023. Os interessados podem acompanhar o processo seletivo por meio da página do Programa: ufjf.br/pec/sobre-o-pec/processo-seletivo/

Edgard reforça a contribuição dessa conquista para a sociedade: “Iremos formar pessoas que sejam capazes de criar conhecimentos científicos, executar atividades de pesquisa e desenvolvimento, atuando de forma assertiva em projetos técnicos, quer seja em centros acadêmicos, atuando como professores ou pesquisadores, quer seja em indústrias ou em empresas dos setores público e/ou privado, sempre associando o desenvolvimento tecnológico a aspectos ambientais.”

Histórico

O curso de graduação em Engenharia Civil foi fundado em 1914, acumulando mais de 100 anos de história. Em seu 103º aniversário, teve início o curso de Mestrado Acadêmico stricto sensu (Master of Science – MSc), sendo criado o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFJF. 

Atualmente, com conceito 4 na Capes, o PEC possui duas áreas de concentração: Estruturas e Materiais; Saneamento e Meio Ambiente. Cada uma conta com duas linhas de pesquisa: Mecânica das Estruturas; Materiais e Componentes da Construção; Tecnologias Ambientais; Monitoramento e Gestão de Recursos Naturais. 

“Agora, o plano é crescer”, projeta o coordenador do PEC, cuja meta é se consolidar como o principal Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil de excelência na região da Zona da Mata Mineira e adjacências.

Ouras informações: ufjf.br/pec/