O curso de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) alcança um marco significativo ao receber o certificado de qualidade validado pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme), concedido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). A distinção atesta o cumprimento de requisitos rigorosos e a competência do curso em desempenhar suas funções de maneira eficaz e segura, formando profissionais capacitados. O reconhecimento permanece vigente até dezembro de 2028.

Coordenadora do curso de Medicina da UFJF, Karine Zanini, recebe o certificado, ao lado coordenador do Saeme, Donizetti Dimer Giamberardino Filho, do presidente do CFM, José Hiran da Silva Gallo, e do coordenador executivo do Saeme, Milton de Arruda Martins (Foto: Divulgação)

Em um cenário que abrange 389 faculdades médicas no Brasil, conforme dados do Ministério da Educação (MEC), apenas 47 instituições receberam a certificação até o momento. A UFJF destaca-se, sendo uma das 15 faculdades públicas, cujo curso recebe o certificado no país, e uma das quatro universidades públicas em Minas Gerais, ao lado das universidades federais de Minas Gerais (UFMG), de Viçosa (UFV) e do Triângulo Mineiro (UFTM). 

A avaliação se dá em cinco dimensões distintas: Gestão Educacional, Programa Educacional, Corpo Docente, Corpo Discente e Ambiente Educacional. A coordenadora do curso de Medicina da UFJF, Karine Zanini, esclarece que, ao contrário da avaliação do MEC, obrigatória para todos os cursos, a obtenção da acreditação no Saeme demanda uma inscrição específica por parte da instituição de ensino. A cerimônia de encerramento desse ciclo de avaliações, marcada pela entrega do certificado, ocorreu durante uma sessão plenária do CFM no último dia de novembro. Além da UFJF, outras 19 instituições foram acreditadas. 

“A avaliação ocorre de maneira on-line, envolvendo o preenchimento detalhado de um formulário que é posteriormente analisado “in loco” por uma equipe de avaliadores. Além das visitas aos diversos cenários de aprendizagem, como Famed (Faculdade de Medicina/UFJF), ICB (Instituto de Ciências Biológicas/UFJF), hospitais e Upas (Unidades de Pronto Atendimento), são realizadas reuniões com docentes e discentes (selecionados por sorteio aleatório), gestão da Famed, UFJF e toda a cúpula da Secretaria de Saúde de Juiz de Fora.”

Karine enfatiza a relevância da certificação, por estar conectada a uma rede internacional de certificadores que proporciona aos alunos da UFJF oportunidades facilitadas para experiências internacionais e validação de diplomas. “A acreditação pelo Saeme é crucial não apenas para a revalidação de diplomas médicos, mas também para simplificar o processo que permite aos estudantes trabalharem e estudarem no exterior. Isso não só atesta a qualidade do nosso ensino, mas abre novas perspectivas para a internacionalização das escolas acreditadas”, destaca.