O documentário “Quando Falta o Ar”, reconhecido por sua indicação ao Oscar, será o foco de um debate na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A exibição do filme ocorrerá nesta sexta-feira, 15 de dezembro, marcando o encerramento das atividades do Laboratório de Antropologia da Política e da Saúde (Laps) da instituição. O evento acontece no Anfiteatro 3 no Instituto de Ciências Humanas (ICH), às 16h. A atividade é gratuita e todos podem participar através do preenchimento do formulário on-line de inscrição.

Segundo a professora Cristina Dias da Silva, coordenadora do Laps e docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFJF, o evento tem como objetivo fomentar discussões acerca do papel dos profissionais de saúde durante a pandemia de Covid-19 no Brasil – período que causou enorme impacto na sociedade brasileira e produziu dinâmicas sociais e políticas que seguem sendo pesquisadas.

“Trata-se de tema relevante e interdisciplinar, sendo de interesse por parte de pesquisadores das áreas de Ciências Sociais, Saúde Coletiva, Enfermagem, entre outros”, destaca da Silva. “Esperamos que a exibição do documentário sirva como momento de produzir reflexões sobre a relação entre saúde, estado e democracia.”

Realizado pelas cineastas Ana e Helena Petta, o documentário mostra o trabalho dos profissionais da saúde pública no Brasil, com um enfoque especial nas mulheres, no atendimento às vítimas de Covid-19 no auge da pandemia. A obra foi premiada no Festival “É Tudo Verdade” e figurou entre os pré-indicados ao Oscar.

Cartaz do documentário

Outras informações:

Laboratório de Antropologia da Política e da Saúde

Instagram: @lapsufjf