O Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), reunido na terça-feira, 12, concluiu sua reunião ordinária do mês de dezembro, iniciada no último dia 8.

Na sexta, com as fortes chuvas que caíram em Juiz de Fora, a reunião precisou ser interrompida por mais de meia hora, devido à queda de energia elétrica.

Veja a seguir o que foi discutido na reunião:

1 – Doação de bens para UFJF, resultado da finalização de projetos financiados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep): após a leitura e discussão do parecer, ficou acordado que o mesmo será alterado, para sanar problemas no texto, e será reapresentado em uma próxima reunião do Consu.

2 – Elaboração de banco de servidores para participar de PAD: o tema já estava sendo discutido há algum tempo pelos conselheiros, que viam a necessidade de alguns ajustes na redação. Vencidas as questões, o assunto foi aprovado pela maioria.

3 – Calendário de reuniões do Consu para 2024: a proposta de calendário foi aprovada por todos os presentes. As reuniões vão ocorrer sempre na segunda sexta-feira de cada mês, exceto em fevereiro, em que, por causa do Carnaval, ocorrerá na segunda-feira anterior às festas.

4 – Adequação do regimento de matrícula à nova Lei de Cotas: com a nova Lei de Cotas, em vigor desde o mês de novembro, são necessários alguns ajustes no regimento de matrícula da UFJF, em especial, sobre como se darão os procedimentos de reclassificação. Assim, o Conselho autorizou – por unanimidade – que a Reitoria faça os ajustes por portaria que posteriormente será apreciada pelo plenário.

5 – Novas vagas docentes: A UFJF deverá, em 2024, abrir concurso público para novos docentes. Entretanto, a distribuição destas vagas ainda deverá ser motivo de análise pelo Consu. Foi criada uma comissão, composta por representantes da Reitoria, da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) e por representantes do Conselho.

6 – Planos e relatórios anuais do trabalho docente: O Conselho aprovou também que uma comissão deverá, em breve, retornar ao plenário a discussão do PIT/RIT. A comissão também é formada por membros da Administração Central, CPPD e representantes do Consu.

7 – CAEd é transformado em órgão suplementar: O Consu aprovou a transformação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) – até então ligado à Faculdade de Educação (Faced), em um órgão suplementar diretamente ligado à Reitoria. Também foi aprovado, por maioria, o regimento do novo órgão.
Doação de bens de informática à Faculdade de Engenharia: foi aprovada, por unanimidade, a doação de diversos equipamentos de informática, oriundos de projeto de pesquisa.

8 – Desfazimento de antigo tomógrafo do Hospital Universitário: um tomógrafo, já fora de uso, teve a autorização de desfazimento aprovada pelo plenário. O equipamento havia sido substituído, mas aguardava a aprovação do Conselho para destinação final.

9 – O plenário do Consu aprovou, ainda, o Plano Anual de Auditoria Interna (Paint) para 2024. Serão avaliados diversos aspectos da gestão interna de riscos e processos internos administrativos e acadêmicos.

Por fim, o último ponto de pauta discutido em plenário foi o Plano Diretor de Tecnologia da Comunicação e de Informação que, após a apresentação do parecer, foi aprovado por unanimidade.

O Consu termina, assim, suas reuniões ordinárias de 2023, reunindo-se novamente este ano, no próximo dia 19, terça, para a solenidade de entrega da Medalha JK aos indicados pelas diversas unidades acadêmicas e pela Administração Central. A solenidade marca o aniversário de 63 anos de criação da Universidade Federal de Juiz de Fora, uma universidade pública, gratuita, democrática e de qualidade.