Grupo de estudantes do IFMG aguardava início das provas na Unipac. (Foto: Gabriella Moura)

O segundo dia de provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) movimentou mais de seis mil candidatos neste domingo (10), em Governador Valadares. São estudantes que saíram de diversas cidades do estado em busca de uma vaga na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e realizam provas dos três módulos do vestibular seriado. Em uma edição com recorde de inscrições, apenas 13,4% dos mais de 43 mil inscritos faltaram às provas.

Entre as vantagens do processo seletivo, estão o menor volume de conteúdo e menor concorrência em comparação com os métodos tradicionais. “Metade dos nossos alunos ingressam pelo Pism. É um conteúdo menor, com mais tranquilidade e calma ao realizar a prova referente apenas ao conteúdo aprendido naquele ano. Além disso, temos a concorrência, que é menor do que os processos comuns. Tudo isso dá uma chance a mais ao estudante, por isso, alunos do 1º ano do Ensino Médio devem ficar atentos e não deixar passar essa oportunidade”, destaca a gerente de Graduação da UFJF-GV, Angélica Cotta.

Maria Eduarda veio de Ipatinga para as provas do Pism 2024. (Foto: Glícia Dantas)

Para Maria Eduarda Aguiar, de Ipatinga, a divisão de conteúdos nos módulos do Pism é a principal vantagem do processo. “O vestibular seriado é bom porque pega as matérias que a gente estudou durante o ano, então está fresco na nossa memória e são assuntos também atuais, né? Acho que é uma oportunidade maior de a gente conseguir ingressar numa faculdade, principalmente as públicas, que são mais renomadas, que têm um ótimo ensino, então, é prioridade sim, e ter a UFJF aqui no meu estado seria mais fácil para mim e para minha família”.

Medicina é o curso mais concorrido de GV

O processo seletivo começou no sábado (9), com aplicação de provas em 17 escolas de Governador Valadares. Neste domingo (10), os candidatos retornaram às salas de aula para realizarem as provas do segundo dia do Pism. Em GV, o curso de Medicina é o mais concorrido em quatro dos grupos de vagas: no grupo E, a relação é de 27 candidatos por vaga, enquanto na ampla concorrência (grupo C), são 16,1 por vaga. Já no grupo B a concorrência cai para 9,5 por vaga; por último, no grupo A, a concorrência é de 6,17.

Daiane Oliveira busca uma vaga no curso de Medicina. (Foto: Gabriella Moura)

Embora venham de cidades diferentes, Daiane Oliveira e Emily de Moura têm muito em comum além da escolha pelo curso de Medicina no Pism 3. Para ambas, a preferência pela UFJF é justificada pela relevância da Instituição e pelo ensino de qualidade prestado, enquanto a opção pelo Pism se dá pela comodidade em dividir os conteúdos a cada ano.

Além disso, a facilidade em ter um campus perto de casa incentivou ainda mais os estudos, como destaca Daiane: “Sou de Bom Jesus do Galho, a 150km de GV. Conheci a UFJF através do Pism 1, pela comodidade em ter um campus perto da minha casa. Hoje estou mais tranquila do que nos anos anteriores, me adaptei ao formato da prova. Gostei muito das questões discursivas de ontem, que abordaram a questão racial, quilombolas e povos tradicionais; hoje é dia de Física, e vou dar o meu melhor”.

Emily Moura contava com a torcida da família, em GV. (Foto: Gabriella Moura)

Enquanto as meninas se preparavam para o início das provas, sabiam que a torcida era grande perto dali. “Meu pai acabou de me deixar aqui, mas já sei que lá em casa está todo mundo torcendo por mim, e com grandes expectativas pela minha aprovação. A UFJF é uma das mais renomadas da cidade, será muito bom poder estudar sem sair de casa”, relatou Emily, natural de GV e, se depender da torcida da família, futura caloura de Medicina da UFJF-GV.

Familiares aguardam as provas com boas expectativas

Ailton Carneiro veio acompanhar a filha, Luisa, para as provas do Pism. (Foto: Glícia Dantas)

Enquanto entre os candidatos a principal sensação era ansiedade pelo exame, entre os pais, prevalecia a esperança por um bom resultado. “Minha filha está tranquila para as provas do Pism 2, pois no ano passado teve uma boa nota”, comentou Ailton Carneiro, enquanto aguardava Luisa, de 16 anos. O lavrador, que veio da cidade de Inhapim, destacou as vantagens do Pism e de ter um campus universitário perto de casa: “O Pism é muito bom; ter provas intercaladas em três anos subsequentes é muito melhor para a preparação do jovem. O campus da UFJF em Governador Valadares facilita porque fica mais em conta para nós. Temos também a ajuda do governo, com as bolsas. Para a gente, é um ganho muito grande”, comentou.

Lara contou com o apoio da mãe, Maria Madalena Horta, para chegar até o local de provas. (Foto: Gabriella Moura)

A poucos minutos do início das provas na Unipac, em GV, Lara Horta, de 17 anos, chegava para as provas  do Pism 3, caminhando com apoio da mãe e de uma bota ortopédica. O apoio materno não se restringiu à ajuda física, mas também na torcida por uma boa prova, em busca de uma vaga para o curso de Medicina, em GV. “Elá já passou, tenho fé”, dizia Maria Madalena Horta. A estudante veio com a família de Teófilo Otoni, e não teve dúvidas ao ser questionada do motivo de ter escolhido a UFJF: “É uma universidade excelente, presta apoio aos estudantes desde antes do processo seletivo, bem como nos dias das provas. Além disso, tem muitos cursos com notas altas”.

Atendimento especializado garante inclusão durante as provas

“O atendimento educacional especializado é a porta de entrada para alunos com deficiências e com transtornos do neurodesenvolvimento na UFJF. Além disso, sabemos que a inclusão é feita com acesso, permanência e participação do aluno, então, para ser incluído, precisamos promover condições adequadas para recebe-los”, explica a professora Silvana Lahr, responsável pelo atendimento especializado em GV.

Professora Simara Ribeiro acompanha o atendimento especializado aos candidatos do Pism. (Foto: Izabela Costa)

Coordenadora da aplicação na Escola Estadual Júlio Soares, a professora Simara Ribeiro explica que há toda uma estrutura de acolhimento e apoio a candidatos com necessidades específicas para as provas, como condições arquitetônicas, físicas e treinamento aos fiscais de prova. “Os atendimentos especiais contam com seis salas adaptadas para distintas especificidades, como Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, síndrome do pânico, ansiedade, Transtorno do Espectro Autista, dislexia e deficiência visual. Os fiscais dessa unidade são preparados e formalizados para contribuir com o suporte necessário a cada aluno”, relatou a docente do Departamento de Educação Física.

Neste domingo, os concorrentes dos Módulos I e II responderam questões objetivas e discursivas de Literaturas, Biologia, Física e História. Os candidatos do Módulo III fizeram questões objetivas de Física, Química, Geografia e História. Estudantes que concorrem a cursos das áreas de Economia e Administração e Humanas responderam a questões discursivas de Geografia, História e Filosofia. E os concorrentes aos cursos das áreas de Exatas e Saúde fizeram questões discursivas de Física e Química.

Recursos

Os pedidos de recurso relacionados às formulações das questões e aos gabaritos de cada prova devem ser protocolados exclusivamente pelo candidato na próxima segunda-feira, 11, para provas dos três módulos, das 9h às 16h. As solicitações devem ser feitas on-line, na Área do Candidato, por meio de formulário próprio. O resultado dos recursos e o gabarito oficial serão divulgados até o dia 19 de fevereiro de 2024, no site da Copese. Após a decisão final, não cabe recurso.

Resultado final

As notas das provas e o resultado final do módulo III serão divulgados em 31 de janeiro e 28 de fevereiro de 2024, respectivamente. Já as notas das provas dos Módulos I e II serão divulgadas dia 22 de março de 2024. O resultado final dos exames ficará disponível em 5 de abril de 2024. As informações serão disponibilizadas no site da Copese.

Outras informações: copese@ufjf.br