Textos das autoras Djamila Ribeiro (esquerda) e Carolina Maria de Jesus (direita) foram destacados por candidatos (Fotos: ONU News/Monica Grayley/Reprodução Literafro/UFMG)

Enquanto candidatos do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2024 aguardavam a abertura dos portões dos locais de prova no campus sede da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), neste domingo, 10, a equipe do Portal da UFJF foi buscar impressões de estudantes sobre o primeiro dia de avaliações. Entre os diversos temas presentes no exame, a questão do racismo foi a mais citada pelos candidatos. Textos da autora Carolina Maria de Jesus (1914-1977) e da filósofa e pesquisadora Djamila Ribeiro (1980-) também chamaram a atenção dos concorrentes. 

Milena Rodrigues, 17: “gostei muito que a questão da Cultura Afro-Brasileira foi trabalhada em diversas questões de Literatura e Língua Portuguesa” (Foto: Iris Faria/UFJF)

Para a estudante Milena Silva Rodrigues, 17, a presença de conteúdos relacionados à Cultura Afro-Brasileira foi um ponto forte da prova. “Eu gostei muito que a questão da Cultura Afro-Brasileira foi trabalhada em diversas questões de Literatura e Língua Portuguesa, tanto nas provas objetivas, quanto nas discursivas”, comenta a jovem que saiu de Três Rios (RJ) para prestar o Módulo III do Pism e pretende cursar Licenciatura em História. 

O tratamento da temática racial no Brasil, especialmente as referências à questão quilombola, foram citadas pela estudante Larissa Farias, 18. Natural de Bicas, na Zona da Mata mineira, a jovem faz as provas do Módulo III e deseja entrar no curso de Letras. Por fazer as avaliações destinadas aos candidatos de cursos da área de Humanas, área do conhecimento com a qual se sente mais à vontade, Larissa está confiante na obtenção de um bom resultado. 

Conterrâneo de Larissa, o estudante Matheus Horta considerou a prova “didática” e de fácil compreensão. Chamou a atenção do candidato, trecho da obra “Pequeno Manual Antirracista”, de Djamila Ribeiro (Companhia das Letras, 2019), presente na prova discursiva de Língua Portuguesa do Módulo III. O texto trata do silenciamento da mulher negra na Literatura.  

Para a estudante Larissa Farias, 18, as referências à questão quilombola foram pontos de destaque (Foto: Iris Faria/UFJF)

“É um texto interessante, pois ela fala sobre essa questão de como a produção negra é apagada, mas, principalmente, de como as mulheres negras são silenciadas na Literatura”, pontua. 

Matemática, Biologia e Química

Em relação à prova de Biologia, os candidatos ouvidos destacaram a presença de conteúdos sobre genética. Já a prova de Química teve questões sobre tabela periódica e elementos químicos. A avaliação de Matemática apresentou temas como trigonometria, funções, análise combinatória, entre outros assuntos, de acordo com o módulo. 

Notas e gabaritos

A questão do silenciamento da mulher negra na Literatura foi o tema destacado pelo estudante Matheus Horta (Foto: Iris Faria/UFJF)

As notas das provas e o resultado final do Módulo III serão divulgados nos dias 31 de janeiro e 28 de fevereiro de 2024, respectivamente. Já as notas das provas dos Módulos I e II serão divulgadas em 22 de março de 2024. O resultado final dos exames ficará disponível em 5 de abril de 2024. As informações serão disponibilizadas no site da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese).

Os gabaritos do primeiro dia de prova já estão disponíveis para consulta na página da Copese. As respostas referentes ao segundo dia do exame poderão ser conferidas a partir das 19h deste domingo, 10. Destaca-se que o gabarito oficial, após a conclusão de todos os recursos, será divulgado até o dia 19 de fevereiro de 2024.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF