Ao todo, 6260 candidatos fizeram o Pism em Governador Valadares. (Foto: Glícia Dantas)

Com todo aquele calor habitual, que chegou à marca dos 38 graus neste sábado, 9, Governador Valadares recepcionou 6260 candidatos no primeiro dia de provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism), o vestibular seriado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

João Lucas Almeida, 15, é de Ipatinga e está estreando no Pism. Apesar disso, confiança é o que não falta. “É o primeiro. Então, a gente tem que chegar bem tranquilo e calmo. E eu estou com essa tranquilidade em mente e estou bem preparado”, assegura o adolescente.

Júlia Blunck fez o módulo 2. (Foto: Webert Arão)

A valadarense Heloiza Alves Ferreira, 17 anos, está na segunda etapa da prova. “Me interessei muito por ser algo seriado. Então, ajuda você estudar só mesmo a matéria do ano em que você está. E eu sei que as formas de entrada são muito boas e facilitam mais. Estou com expectativas boas. Espero, se Deus quiser, que eu vá bem e esperar o ano que vem para juntar minhas notas para conseguir uma vaga na área da saúde”, conta.

Quem também fez o segundo módulo foi Júlia Blunck, 16. A adolescente veio da cidade mineira de Ipanema, distante cerca de 180 quilômetros de Governador Valadares, para realizar o Pism. “Achei fácil a prova, mas a parte discursiva, química e matemática estavam bem difíceis”, afirma.

Gustavo Vilaça e Pedro Henrique consideraram as questões de exatas mais complexas. (Foto: Webert Arão)

Gustavo Vilaça e Pedro Henrique, ambos com 16 anos e residentes em Governador Valadares, tiveram a mesma percepção. “Português e geografia estavam mais fáceis. Já a parte de exatas estava mais complexa. Ano passado estava bem mais fácil”.

Pedro Mota, 18, também considera que o exame exigiu mais em 2023, mas nada que sua preparação não dê conta de superar. “Esse ano, a prova estava um pouco mais difícil do que o ano passado. Para mim estava tranquilo porque eu estudei, né?”, garante o jovem de Governador Valadares, cujas opções de curso são psicologia ou medicina veterinária.

João Lucas Almeida confiou na sua preparação. (Foto: Sebastião Jr.)

Todos esses candidatos carregam consigo uma verdadeira torcida. É o caso de Maria Eduarda Domingos Dutra, 17, de Caratinga, a cerca de 120 quilômetros de Governador Valadares. Enquanto a adolescente realizava o Pism 2 em busca da tão sonhada vaga no curso de farmácia, do lado de fora do local de prova, sua mãe, falava emocionada sobre o esforço da filha. “Ela que procurou e as primas a incentivaram. Ela mesma que fez a inscrição. Tem dois anos que ela faz o cursinho pela internet. Então, ela é uma menina muito esforçada. E espero que dê certo”, explica, com os olhos marejados, a lavradora Sônia Dutra.

Emocionada, Sônia Dutra narrou o esforço da filha. (Foto: Glícia Dantas)

Neste sábado, os candidatos do Pism 1 e 2 responderam a questões objetivas e discursivas de língua portuguesa, geografia, matemática e química, enquanto para os participantes do Pism 3 as provas foram de língua portuguesa, literaturas, biologia e matemática. As disciplinas das questões discursivas para os candidatos que estão no terceiro módulo obedecem à área do curso escolhido.

O Pism continua neste domingo, 10, com questões objetivas e discursivas de literaturas, biologia, física e história para os candidatos dos módulos 1 e 2. Já os concorrentes do módulo 3 fazem questões objetivas de física, química, geografia e história e questões discursivas de acordo com o curso escolhido.

Pedro Mota está confiante. (Foto: Webert Arão)

No total, 1053 candidatos não compareceram às provas neste sábado, o que corresponde a uma taxa de abstenção 14,40 por cento. Quem faltou ao primeiro dia de exames está automaticamente excluído do processo, mas pode comparecer ao segundo dia, a título de experiência.