Acontece nesta quinta-feira, 7, o evento “Lugares Brasílis: Histórias em cada detalhe”, promovido pela  Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A atividade, no galpão da FAU, conta com mostra de projetos arquitetônicos e paisagísticos sobre os novos cenários para o espaço urbano de Juiz de Fora e Belmiro Braga. 

São 16 projetos criados por alunos do primeiro, sexto e sétimo período do curso. Além disso, o evento conta com lançamento de livros e palestra sobre Environmental, Social and Governance (ESG). A exposição dos projetos acontece, a partir das 14h, no galpão da FAU. Para a professora Mariane Unanue, que coordena a atividade ao lado do professor Antônio Colchete, trata-se da primeira oportunidade que os estudantes têm de desenvolver um projeto expositivo e executá-lo, ficando responsáveis por todos os aspectos envolvidos, desde a reserva do espaço até o desenvolvimento do material de divulgação. 

De acordo com a professora, os alunos terão a oportunidade de mostrar suas ideias e discutir com a comunidade sobre os projetos. “Isso também traz visibilidade para eles, que serão futuros profissionais, e para a Faculdade como um todo. É um momento de diálogo entre pontos de vista diferentes. Além de ser também uma celebração para todos nós, com a proximidade da conclusão do semestre letivo.”

A programação conta com o lançamento de três obras, sendo uma delas bilíngue, escritas por professores de projeto, ex-alunos e parceiros da FAU. Os títulos dos livros são “Ensaios em projeto do ambiente construído”, “Praças da Cidade” e “Praças da cidade: a área central do Rio de Janeiro”.

Por fim, o evento programa a palestra que será ministrada por Marcos Grijó, produtor cultural e CEO de uma empresa que desenvolve projetos unindo o ecossistema de incentivos fiscais a empresas e projetos, transformando impostos em impacto social. Segundo Mariana, a sigla ESG começou a fazer parte das discussões contemporâneas em diferentes áreas do conhecimento e na da Arquitetura, Urbanismo, Paisagismo e Design. “Ela tem pautado projetos que envolvem preocupações com o meio ambiente, qualidade de vida das pessoas e governança das cidades. Também se alinha com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável propostos pela ONU e que já são adotados como parâmetros avaliativos nos projetos da UFJF.”

Para participar do evento não é necessária inscrição prévia. A atividade é gratuita e aberta a toda comunidade. Os estudantes que participarem como espectadores recebem certificado. Para isso, é necessário procurar a equipe de apoio durante o evento. Alunos organizadores e expositores também recebem o documento.

Programação
14h: Palestra
14h40: Lançamento dos livros
15h15: Encerramento e coffee break

Mais informações
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
@coordfauufjf