O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF, sob gestão da Ebserh) dá largada ao Dezembro Laranja, mês de conscientização sobre prevenção ao câncer de pele, realizando mutirão de prevenção e diagnóstico. A ação acontece na Unidade Dom Bosco, neste sábado, dia 2 de dezembro, entre 9h e 15h.

As pessoas interessadas podem ir ao Hospital Universitário nesta ocasião para receberem atendimento e orientação de especialistas, equipe formada por preceptores, professores, residentes em Dermatologia, alunos e médicos voluntários da cidade de Juiz de Fora. O acolhimento será feito por ordem de chegada.

O atendimento será para rastreio e busca das lesões pré-malignas e malignas de pele, e não envolve outros problemas dermatológicos, ressalta a dermatologista Annair Freitas do Valle, preceptora e chefe do Serviço da Residência em Dermatologia do HU-UFJF. “É importante falarmos sobre o câncer de pele, o mais comum entre os brasileiros, correspondendo a quase 30% dos casos de câncer detectados no país. O melanoma, particularmente, sendo o tipo mais agressivo, pode levar a metástases e ao óbito se não for diagnosticado precocemente.”

E em tempos de El Niño e ondas de calor, a médica lembra a importância dos cuidados com a exposição ao sol. “Queimaduras solares, além de provocarem imunossupressão local e sistêmica, catarata e envelhecimento precoce da pele, aumentam o risco de câncer de pele. Logo, é preciso atenção aos horários de exposição ao sol, que não devem acontecer entre 9h e 15h, uso de protetor solar, chapéu e óculos escuros”, pontua a dermatologista.

A campanha Dezembro Laranja é organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) desde 1999. O câncer de pele é o câncer mais comum entre os brasileiros. É provocado pelo crescimento anormal e descontrolado de células que compõem a pele. Elas se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo. A doença pode se assemelhar a pintas, eczemas ou outras lesões benignas.

Como identificar um possível câncer de pele

Entre os sinais que fazem soar os alertas estão: lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente; pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho; mancha ou ferida que não cicatriza e que continua a crescer, apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

Fatores de risco para câncer de pele

• Ter alguém na família que tem ou já teve câncer da pele;

• Já ter tido muitas queimaduras de sol durante a vida, daquelas que deixam a pele muito vermelha e ardendo;

• Ter muitas sardas ou pintas pelo corpo;

• Ter a pele muito clara, do tipo que sempre queima no sol e nunca bronzeia;

• Já ter tido câncer da pele;

• Ter mais de 65 anos.

Tratamentos para câncer de pele

Em relação ao tratamento, há diversas opções terapêuticas para cuidar do câncer da pele não-melanoma. A modalidade escolhida muda conforme o tipo e a extensão da doença, mas, normalmente, a maior parte dos carcinomas basocelulares ou espinocelulares pode ser tratada com procedimentos de menor complexidade. Dentre os tratamentos mais usuais estão cirurgia excisional; curetagem e eletrodissecção; criocirurgia; cirurgia a laser; Cirurgia Micrográfica de Mohs; e Terapia Fotodinâmica (PDT); além de radioterapia, quimioterapia, imunoterapia e medicações orais e tópicas.

Já para os casos de câncer de pele melanoma, o tratamento pode variar de acordo com a extensão, agressividade e localização do tumor, bem como a idade e o estado geral de saúde do paciente. As variantes de modalidades cirúrgicas são as principais alternativas.

Em ambos os tipos de câncer, é de extrema relevância que o diagnóstico seja precoce para evitar lesões mutilantes ou desfigurantes em áreas do corpo, em casos de baixa letalidade, ou piora da qualidade de vida e até morte, em casos mais graves. Importante ressaltar que boa parte dos cânceres de pele pode ser curado com tratamentos iniciais.

Como se prevenir contra o câncer de pele

A prevenção ao câncer da pele pode ser feita diariamente e de forma simples:

• Evite a exposição ao sol e proteja a pele dos efeitos da radiação UV. Entre as medidas indicadas estão o uso de chapéus, camisetas, óculos escuros e protetores solares;

• Evite a exposição solar e permaneça na sombra entre 10 e 15 horas;

• Use filtro solares com FPS 30 ou mais diariamente, e não somente em horários de lazer;

• Consulte um médico dermatologista ao menos uma vez ano para um exame completo.

Sobre a Ebserh

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Outras informações:

Endereço do HU-UFJF/Dom Bosco: Av. Eugênio do Nascimento, s/n – Dom Bosco, Juiz de Fora – MG, 36038-330

Localização do HU-UFJF/Dom Bosco no Google Maps

Confira as notícias do HU-UFJF