No próximo sábado, dia 2, será realizado no Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) o Dia de Atendimento e Esclarecimento à população sobre o Câncer da Pele. O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) em parceria com o HU- UFJF/Ebserh.

Essa ação, que será realizada em todo o Brasil, dá início às atividades do #DezembroLaranja, mês dedicado a alertar a população sobre a importância da prevenção da doença. Anualmente, cerca de 30 mil pessoas são assistidas por meio do exame preventivo gratuito contra o câncer da pele. O atendimento é aberto à população em geral, e os interessados devem comparecer ao HU-UFJF, unidade Dom Bosco (Avenida Eugênio do Nascimento s/n, Bairro Dom Bosco) entre 9h e 15h.

A doença

O câncer da pele é provocado pelo crescimento anormal das células que compõem a pele e corresponde a cerca de 1/3 dos diagnósticos de câncer no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano registrados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). Existem diferentes tipos de câncer da pele que podem se manifestar de formas distintas, chamados de câncer não melanoma, que apresentam altos percentuais de cura se diagnosticados e tratados precocemente.

O melanoma, apesar de não ser o tipo de câncer da pele mais incidente, é o mais agressivo e potencialmente letal. Quando descoberto no início, a doença tem mais de 90% de chance de cura. Em todos os tipos, a exposição excessiva e sem proteção ao sol é a principal causa de câncer da pele, que pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida, como também uma ferida que não cicatriza.

Prevenção

A melhor forma de evitar a doença é a prevenção. Ao se expor, é importante que se use o protetor solar nas áreas expostas, mesmo em dias frios e nublados, reaplicando o produto a cada quatro horas no dia a dia e a cada duas horas nos períodos de maior exposição solar.

  • Evite o sol entre 10h e 16h;
  • Aplique o protetor solar diariamente (fator de proteção de no mínimo 30) e repita a aplicação a cada duras horas;
  • Use camiseta, chapéu de abas largas, sombrinha e guarda-sol;
  • Não se esqueça dos óculos escuros, de preferência com lentes de boa qualidade.

Outras informações: (32) 4009-5393 (Assessoria do HU-UFJF)