Paola escreve sobre raça, gênero e diversidade no jornal Folha S. Paulo (Foto: Edgar Azevedo @edgarazevedo)

A jornalista Paola Ferreira Rosa, formada pela Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), foi homenageada nacionalmente pelo prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira, que destacou 50 profissionais de todo o país, enfatizando a diversidade e a representatividade na mídia. A nomeação é um reconhecimento à contribuição jornalística de Rosa, em especial pelo conteúdo sobre raça, gênero e diversidade.

“Acredito que um dos maiores privilégios do povo brasileiro é o acesso à universidade pública”, afirma Rosa. A jornalista celebra a maior presença de pessoas negras e periféricas nas universidades, ainda que estas permaneçam espaços, em sua maioria, elitizados. Em novembro, ela foi convidada para participar de uma mesa-redonda no Encontro Regional de Comunicação (Erecom) 2023, realizado pela Facom. A mesa, intitulada “Jornalismo com perspectiva de gênero e antirracista”, contou também com a jornalista Filomena Maria Avelina Bomfim, sob a mediação de Ana Schuchter.

Trajetória na UFJF

Ao longo de sua formação na UFJF, Rosa participou de diversas iniciativas de treinamento profissional, incluindo uma experiência como bolsista na Diretoria de Imagem Institucional, além de atuar como voluntária no projeto de robótica Rinobot. “E aí vocês pensam: ‘O que tem a ver jornalista com robótica?’. Nada e tudo. Porque foi um lugar onde conheci pessoas muito diferentes de mim, com pensamentos distintos. Isso me proporcionou amigos valiosos, que hoje são fontes e indicam pessoas de confiança para minhas matérias. Foi um espaço de grande desenvolvimento pessoal, por me tirar da zona de conforto da faculdade. Considero um privilégio ter um curso com rádio, TV e jornal escrito, além da Diretoria de Imagem e outros cursos para criar conexões.”

A jornalista enfatiza um conselho que considera essencial para estudantes universitários. “A sala de aula e os professores são fundamentais, mas é igualmente importante explorar outras áreas. Viver isso na prática é uma coisa que transforma nossas trajetórias.”

Integrante do primeiro trainee para jornalistas negros da Folha de São Paulo

Paola acompanhada de Filomena Bomfim (centro) e Ana Schuchter (à direita) (Foto: Equipe de Comunicação XX Erecom)

Paola Rosa foi integrante do primeiro trainee para profissionais negros do jornal Folha de São Paulo, onde trabalha atualmente como repórter. Ela menciona a influência de jornalistas como Semayat Oliveira, Zileide Silva, Flávia Oliveira e Flavia Lima em sua carreira, destacando a importância do apoio, orientação e inspiração provenientes de profissionais experientes no campo.

Sobre o prêmio

O prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira é uma iniciativa de Jornalistas&Cia – grupo focado em divulgar perfis e carreiras de jornalistas brasileiros, bem como notícias do setor editorial e de comunicação – em parceria com 1 Papo Reto, Neo Mondo e Rede JP de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação. Os nomes foram escolhidos por meio de votação on-line, realizada em dois turnos.

Acompanhe o trabalho de Paola Ferreira Rosa