Luis Paulo da Silva Barra atuou como pró-reitor adjunto de Pós-Graduação e Pesquisa por quase 8 anos (Foto: UFJF)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está de luto pelo falecimento do professor Luis Paulo da Silva Barra, ocorrido na última segunda-feira, 27 de novembro. Pró-reitor adjunto de Pós-Graduação e Pesquisa, Barra dedicou quase oito anos de sua carreira a esta função. O professor também era reconhecido por sua atuação no campo da Engenharia Civil, tanto em pesquisa quanto em docência. A UFJF instituiu, ainda na segunda, um luto oficial de três dias, prestando respeito à memória de Barra e aos demais membros da comunidade acadêmica que faleceram recentemente.

O reitor Marcus David afirma que o professor teve uma trajetória extremamente significativa na Universidade, deixando sua marca “em todas as frentes em que um grande professor pode atuar”. “Na graduação, ele contribuiu para a formação de vários estudantes e foi um pilar importante da pós-graduação na Faculdade de Engenharia, além de um destacado pesquisador. Suas experiências de gestão evidenciaram sua competência, e ele também foi ativo na representação da nossa categoria, contribuindo significativamente na Associação dos Professores do Ensino Superior em diversos momentos de sua carreira.”

Além da competência acadêmica de Barra, David também frisou a perda a nível pessoal causada pela partida do professor. “Luis Paulo foi um amigo que conquistei na universidade, um grande parceiro durante os quase oito anos que trabalhamos juntos. É importante testemunhar sua competência, dedicação, responsabilidade social, extrema gentileza e bondade no trato com as pessoas, o que o tornava um ser humano muito querido e apreciado por todos. Sua partida é uma grande perda para a universidade. Neste momento, expresso minha total solidariedade e sentimentos à sua família.”

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 1987, Barra prosseguiu seus estudos na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde obteve seu mestrado em 1990, doutorado em 1996 e realizou seu pós-doutorado em 2010. Sua carreira foi marcada por um compromisso com a excelência e inovação, particularmente em sua área de especialização em Mecânica da Fratura, Dinâmica, Elementos de Contorno e Funções de Green.