A Mostra de Ações de Extensão acontece simultaneamente nos dois campi, com programações específicas para cada um deles. Já o Fórum Popular acontece apenas em Governador Valadares.

Um espaço de diálogo, troca de saberes e divulgação das atividades extensionistas produzidas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Assim é a 7ª Mostra de Ações de Extensão, que começa na próxima quarta, 22, e vai até sexta-feira, 24. O evento acontece simultaneamente nos dois campi, mas conta com uma programação específica para cada um deles. O tema desta edição é ‘Em defesa dos direitos fundamentais e das diversidades’.

Em Governador Valadares, a mostra prevê a realização de palestras, rodas de conversa, apresentação de trabalhos e instalações artísticas e pedagógicas. Todas essas atividades estão relacionadas com os projetos e programas desenvolvidos pela universidade na região do Vale do Rio Doce.

Os temas abordados no evento incluem, por exemplo, direitos humanos, conflitos causados pela mineração, justiça ambiental, síndrome de down, migração, educação financeira e empreendedorismo. A abertura oficial – que acontece em Juiz de Fora, com transmissão pela internet para Governador Valadares – reunirá o padre Júlio Lancellotti, que milita em favor dos direitos das pessoas em situação de rua, e a ativista e líder indígena Shirley Krenak.

No último dia do evento o destaque fica por conta do Fórum Popular, uma oportunidade para o campus fazer uma avaliação das ações extensionistas já desenvolvidas ou em execução e também para a comunidade externa apresentar suas demandas, a fim de que a atuação da Extensão reflita os anseios e características regionais. No fórum ainda acontece a apresentação do Grupo de Caboclinhos do Quilombo Águas Claras e uma roda de conversa com os mestres e mestras populares do Encontro de Saberes, disciplina extensionista da UFJF.

De acordo com a pró-reitora de Extensão, “a realização de eventos tratando da realidade brasileira, especificamente da realidade dos territórios onde a universidade se inclui, é muito importante”. Ana Lívia Coimbra ainda destaca a relevância da participação de Lancellotti e Krenak no evento. “Nós teremos a apresentação de duas figuras importantíssimas para os movimentos dos povos originários e das pessoas em situação de rua, apresentando suas vivências, experiências, as fontes de luta e os parceiros que procuram no nosso país fortalecer o acesso aos direitos sociais. Trazer essa temática dos direitos fundamentais para a discussão das ações de extensão significa oportunizar a toda a comunidade universitária o acesso, não apenas a um estudo teórico sobre essas questões que serão colocadas por meio desses dois palestrantes [Lancelotti e Krenak], mas, sobretudo, as necessidades que os setores sociais têm para apresentar e, de fato, ter na universidade o apoio aos direitos”, reforça a pró-reitora.

Toda as atividades são abertas ao público. Para saber mais sobre a Mostra de Ações de Extensão e o Fórum Popular e conferir a programação completa, clique aqui.