Os alunos que prestarão o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2023 têm até 25 de novembro para preencher o Questionário do Estudante na página do Sistema Enade. O preenchimento do formulário é obrigatório. No documento, os discentes podem avaliar o curso de graduação e a instituição de ensino superior onde estudam. A prova do Enade será aplicada no domingo, 26, com duração máxima de quatro horas.

No dia da prova, a abertura dos portões ocorrerá às 12h, e o fechamento às 13h. O início da aplicação do exame será às 13h30 e o término às 17h30. Os horários constam no edital do exame e seguem o Horário de Brasília. O edital completo e suas retificações estão disponíveis na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Enade é um comprovante curricular obrigatório. A regularidade do estudante é necessária para a conclusão do curso de graduação. Neste ano, alunos concluintes de quinze cursos da UFJF passarão pelo exame. São as graduações em:

  • Arquitetura e Urbanismo
  • Enfermagem
  • Engenharia Ambiental e Sanitária
  • Engenharia Civil
  • Engenharia Elétrica – Robótica e Automação Industrial
  • Engenharia Elétrica – Sistemas de Potência
  • Engenharia Elétrica – Energia
  • Engenharia de Produção
  • Engenharia Mecânica
  • Farmácia
  • Fisioterapia
  • Medicina
  • Medicina Veterinária
  • Nutrição
  • Odontologia

A prova destina-se aos estudantes concluintes nos cursos de bacharelado que tenham concluído 80% ou mais da carga horária mínima do curso e não tenham colado grau até 31 de agosto de 2023, último dia do período de retificação de inscrições. Os discentes com previsão de concluírem a carga horária do curso até julho de 2024 também prestarão o exame.

Locais de prova e Questionário do Estudante

Os locais de aplicação da prova estão disponíveis no Sistema Enade até o dia da prova, domingo, 26. No mesmo site, o aluno pode encontrar o Questionário do Estudante, que deve ser preenchido até sábado, 25. Neste ano, o Enade conta com uma novidade: as Instituições de Ensino Superior poderão considerar a situação do estudante regular no exame ainda neste ano.

Os alunos que permanecerem na sala de prova até os 30 minutos finais de aplicação do exame poderão levar o caderno de prova. Na contracapa de cada caderno, há um código alfanumérico único e impresso. Esta última folha pode ser destacada e entregue pelo estudante à Instituição de Ensino Superior após a aplicação, no mesmo dia da prova ou em qualquer dia posterior.

Com o código alfanumérico, o coordenador de curso pode acessar o Sistema Enade e registrar a presença do estudante na prova, a partir de 1º de dezembro. Também é possível verificar no sistema se o aluno não foi eliminado e se respondeu a todo o Questionário do Estudante.

Com a presença registrada e o preenchimento do Questionário do Estudante confirmado, a Instituição de Ensino Superior terá os elementos necessários para considerar a situação do estudante regular no exame. Assim, o aluno poderá colar grau e ter seu diploma expedido, caso já tenha concluído os demais componentes curriculares obrigatórios do curso e não tenha demais pendências.

Caso o estudante faça a prova, mas não saia com o caderno de provas ou não entregue a contracapa à instituição, deverá aguardar a divulgação do relatório de estudantes em situação regular junto ao Enade 2023, prevista para 4 de janeiro de 2024, conforme consta no edital completo do exame.

O estudante que faltar ao exame poderá solicitar dispensa de participação entre 4 de janeiro e 9 de fevereiro de 2024. Se a solicitação for negada pela Instituição de Ensino Superior, o graduando poderá entrar com recurso entre 21 de fevereiro e 6 de março de 2024.

Outras informações:

Edital do Enade

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Sistema Enade

(32) 2102-3915 – Diretoria de Avaliação Institucional da UFJF (Diavi)