A Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está pronta para sediar um dos seus eventos mais tradicionais: o Encontro Regional de Comunicação (Erecom), que chega à sua vigésima edição em 2023.

Com o tema “Comunicação pelas Margens”, a programação promete uma semana repleta de atividades, entre os dias 20 e 24 de novembro, que incluem mesas-redondas, oficinas, palestras e exposições artísticas. A programação detalhada está disponível em PDF e no Instagram @erecomfacomufjf. As inscrições para as atividades que as requerem são limitadas e devem ser feitas através da plataforma Sympla.

A diretora da Faculdade de Comunicação e membro da Comissão Organizadora do XX Erecom, Érika Savernini, destaca a relevância do tema deste ano. “Trabalharemos em torno de uma temática geral que é extremamente importante: a Comunicação pelas Margens. O evento começa justamente no Dia da Consciência Negra, com vários eventos relacionados à representação e à representatividade negra, à comunicação de povos originários e à segurança de jornalistas e profissionais da comunicação. Além disso, vamos comemorar 65 anos do curso de Jornalismo.”

Durante a semana, os participantes poderão se engajar em uma série de atividades propostas por alunos, professores e técnicos-administrativos educacionais (TAEs). Estas incluem discussões sobre a literacia para combater a desinformação e o discurso de ódio, além de abordagens sobre a  violência contra jornalistas e comunicadores.

O professor da Facom e também membro da Comissão Organizadora do XX Erecom, Eli Borges Júnior, enfatiza a participação ativa dos membros da faculdade. “São vários minicursos e oficinas que serão oferecidos pelos docentes e alunos, tanto da graduação quanto da pós-graduação. É um momento importante para a nossa faculdade, integrando os dois cursos e toda a comunidade acadêmica.”

O evento ainda contará com uma seção dedicada ao uso de software livre na pesquisa em Ciências Sociais, mostrando a aplicabilidade tecnológica no campo da comunicação. Além disso, os trabalhos submetidos aos Grupos de Trabalho (GTs) e as oficinas do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom) serão destaques, refletindo a integração entre graduação, extensão e pesquisa. Para encerrar a semana, o Diretório Acadêmico Vladimir Herzog promove a Sexta Cultural.

Outras informações:

Inscrições para o XX Erecom