Inscrições podem ser realizadas até o dia do evento, neste sábado, dia 18 de novembro (Arte: Divulgação)

As inscrições para o quinto Simpósio de Estudos em Pessoas e Organizações (Sepo) ficam abertas até o sábado, 18, dia de realização do evento. As candidaturas podem ser efetuadas on-line. O encontro será realizado na Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (Facc) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e conta com a organização do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pessoas e Organizações (Geppo).

As inscrições devem ser feitas por meio da plataforma Sympla. Na página é possível conferir, ainda, as informações relativas às modalidades de inscrição e formas de pagamento. A programação completa está disponível ao final desta matéria.

Sobre o evento

O simpósio é realizado com o objetivo de dar publicidade a pesquisas conduzidas pelos integrantes do Geppo e por demais membros da comunidade acadêmica. O encontro contará com apresentações de trabalhos em sessões coordenadas. Os artigos são agrupados de acordo com as seguintes áreas temáticas: métodos e técnicas de gestão de pessoas, comportamento humano nas organizações e relações de trabalho e subjetividade nas organizações.

Após cada apresentação, os pesquisadores e a plateia poderão realizar debates sobre os temas estudados. A intenção é favorecer o aprimoramento dos trabalhos e a troca de informações entre os pesquisadores.

As sessões de apresentação de trabalhos serão realizadas em salas simultâneas. De acordo com o líder do Geppo, Victor Paradela, a medida permite que os inscritos possam escolher entre temas de maior interesse pessoal.

“Alguns temas importantes que serão abordados são a liderança de teletrabalhadores, a qualidade de vida no trabalho, a gestão do estresse profissional, gestão do conhecimento, avaliação de desempenho e a condução de processos seletivos. Todos eles representam questões de grande importância para as organizações contemporâneas”, avalia o docente.

O Geppo

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Pessoas e Organizações, responsável pela organização do simpósio, tem origem no Centro de Estudos e Pesquisas em Administração e Ciências Contábeis (Cespac) da Facc.

Os pesquisadores vinculados ao grupo estudam temas relacionados à inserção das pessoas nas organizações de trabalho, com uma análise crítica das teorias e práticas do campo de estudo. A intenção é buscar uma melhor compreensão de problemas que podem levar à precarização do trabalho e das estratégias que podem ser adotadas para enfrentar as questões observadas. O grupo conta com pesquisadores da UFJF e de outras instituições de ensino da região.

As atividades do Simpósio de Estudos em Pessoas e Organizações acontecem neste sábado, 18, das 14h às 19h, nas dependências da Facc. Haverá premiação dos melhores trabalhos ao final do evento.

A organização do simpósio conta com o apoio da Campe Consultoria Jr., vinculada aos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia da UFJF.

Confira a programação completa

14h – Abertura
14h30 – 1ª sessão de apresentação de trabalhos
16h – Intervalo