A 5ª Semana de Consciência Negra da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) acontece entre os dias 13 e 30 de novembro. Uma série de atividades, como palestras, oficinas, debates e mostra de livros, está prevista para acontecer durante a programação do mês em que é lembrada a luta de movimentos sociais em busca de igualdade racial.

A edição discute os 20 anos da Lei 10.639, que torna obrigatório o ensino da História e Cultura Africana e Afro-brasileira. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio de formulário on-line. O evento é organizado pela Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf) e pelo projeto de extensão “Encontro Temático da Comunidade Negra de Juiz de Fora”.

Para o coordenador do projeto, Willian José da Cruz, o tema escolhido para este ano traz reflexões sobre o que mudou na educação em relação ao ensino da história e cultura africana e afro-brasileira em 20 anos, além de considerar e defender questões raciais no âmbito da universidade, política e sociedade.

“Essa construção vem trazer toda a representação de nossas lutas, das nossas pautas. Essa luta não é só dos professores e professoras ou técnicos negros e negras. Isso é uma luta de todos que queremos um país livre do racismo e de qualquer forma de preconceito.”

Programação

Outras informações
Instagram: @encontrostematicosufjf
Blog: etcomunidadenegrajf.blogspot.com