A Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lançou edital para o preenchimento de vagas no Programa de Residência Docente no Colégio de Aplicação João XXIII. As inscrições deverão ser feitas em formato on-line a partir das 12h do dia 13 de dezembro de 2023 até as 18h de 2 de janeiro de 2024.

Segundo o Edital nº 21/2023, serão oferecidas cinco vagas com bolsa no valor de R$ 4.106,09, de acordo com o estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC). A carga horária é de 60 horas semanais de atividades presenciais e extraclasse a serem cumpridas em regime de dedicação exclusiva.

As inscrições deverão ser feitas no site da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese). A taxa de inscrição é de R$ 180. Pessoas legitimadas para solicitar a isenção do pagamento, poderão fazê-lo a partir das 9h do dia 13 de dezembro e as 16h de 18 de dezembro de 2023, também pela página da Copese. Outras informações relativas à taxa devem ser conferidas no edital completo.

O Programa de Residência Docente é destinado a licenciados formados em até 3 anos da data de matrícula no projeto, com diploma (ou certificado de conclusão da licenciatura com histórico escolar assinado pela instituição) expedido a partir de 31 de março de 2021.

As vagas são distribuídas da seguinte forma entre os candidatos: três vagas para pessoas graduadas em Licenciatura em Pedagogia (área de atuação: Ensino Fundamental e Educação Especial); uma vaga para licenciado em Letras-Línguas Estrangeiras (Inglês) e uma vaga para licenciado em Artes (Música).

Licenciados que já integraram algum programa de residência docente, com características de formação continuada, não poderão se inscrever. Postulantes com duas ou mais licenciaturas deverão optar por apenas uma delas para participarem do processo seletivo. Candidatos estrangeiros e/ou formados no exterior terão as suas inscrições confirmadas mediante cópia digitalizada do diploma revalidado no Brasil.

O processo seletivo será composto por prova objetiva, prova de redação (ambas sobre Temas Contemporâneos da Educação), entrevista e análise de currículo. Os candidatos serão avaliados por uma comissão organizadora formada por treze professores permanentes. As datas relativas a cada fase estão presentes no edital.

A participação no Programa de Residência Docente terá duração de 12 meses, no período compreendido entre 1º de abril de 2024 e 31 de março de 2025.

Além de conferir o edital, o candidato deve acessar a página da Copese para verificar todas as informações necessárias aos procedimentos que envolvem o cadastramento da inscrição e seu acompanhamento, além da divulgação das provas, gabaritos e do resultado final do certame.

A previsão é de que o resultado final seja disponibilizado em 8 de março de 2024, a partir das 15h.

Outras informações:

Edital completo

(32) 2102-3738 / (32) 2102-3755 – Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese)

copese@ufjf.br