A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) informa que o prazo para inscrições no processo seletivo para bolsistas do Projeto de Universalização da Oferta das Línguas Estrangeiras (P.U.) encerra-se nesta quarta-feira, 15 de novembro, às 20h. O projeto seleciona estudantes para atuar como bolsistas nas disciplinas de línguas Espanhola, Francesa, Inglesa, Italiana, Latina e Libras.

Conforme o Edital P.U. Nº 03/2023, são oferecidas bolsas de R$ 560,00 por turma com quatro aulas semanais. Os candidatos devem estar matriculados em cursos de graduação, mestrado ou doutorado na UFJF e cumprir os requisitos linguísticos específicos para a língua de interesse.

Requisitos e inscrição

Os interessados devem comprovar competência na língua escolhida, documento reconhecido
internacionalmente, e disponibilidade para dedicar 16 horas semanais ao projeto. As inscrições são realizadas no módulo Eventos do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga), onde os candidatos devem submeter a documentação necessária estipulada em edital.

Processo seletivo

O processo inclui uma prova escrita ou sinalizada, um curso de treinamento e uma prova-aula. Os resultados das inscrições serão divulgados em 16 de novembro, a partir das 14h, e o resultado final em 6 de dezembro, também a partir do mesmo horário.

Projeto de Universalização da Oferta das Línguas Estrangeiras

O P.U. é uma colaboração entre a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e a Faculdade de Letras. O projeto tem como razão principal facilitar o acesso ao ensino de idiomas para estudantes de graduação, pós-graduação e servidores ativos da universidade. Além de promover o ensino de línguas, o P.U. também se dedica a proporcionar aos bolsistas a oportunidade de iniciar e desenvolver suas habilidades na docência.

Com um enfoque na abordagem instrumental, o projeto equipa os participantes com competências de leitura em uma variedade de gêneros textuais, como notícias, narrativas, manuais, catálogos, artigos de opinião, cartas e correspondências, além de focar no desenvolvimento da compreensão oral em línguas neolatinas como Francês, Italiano e Espanhol.

Outras informações:

Edital P.U. Nº 03/2023