Fechar menu lateral

23o Vamos Ler! tem como tema a família

Buscando refletir sobre os diferentes aspectos da formação familiar, a 23a edição do Vamos Ler! traz poemas e textos com a temática Família, de diversos autores nacionais e internacionais. O material ficará disponível nos ônibus da UFJF-GV, que circulam pela cidade, nos RUs e também em espaços como a Clínica-Escola de Fisioterapia.

Esta edição do Vamos Ler! acontece em parceria com o  projeto Sarauzim, que é um espaço de trocas artísticas e diálogo, com os princípios de laicidade, Direitos Humanos e transformação social. Em sua 32a edição, o projeto trouxe um tema que é muito diverso e merece nossa atenção. O material nos faz pensar sobre conformações, reconhecimento do que é uma família no contexto atual, proteção, igualdade e diferenças.

Thomaz Edson Chaves Fernandes, egresso do curso de Direito da UFJF-GV e fundador do Sarauzim, diz que a ideia do tema surgiu após contato com a disciplina de Direito de Família, ministrada pela professora Nara Carvalho. “Nos encontros tivemos boas discussões sobre a proteção dessa instituição e a visão de que ela não pode ser deficitária, especialmente por questões de raiz homofóbica e de uma moralidade excludente”, afirma o estudante. O tema foi acordado ainda com outros membros do projeto, como a Júlia Taveira e a Paula Ranieri.

Dados do IBGE, de 2017, indicam que as famílias brasileiras estão cada vez mais diversas. Na época já eram considerados 19 tipos de laços de parentescos. O estudante e bolsista do projeto “Produção criativa na UFJF-GV – ano II”, que auxiliou nesta edição do Vamos Ler!, Andrew Amaral, dá como exemplo o reconhecimento legal das uniões homoafetivas. “Definido pela Resolução 175/2013 do Conselho Nacional de Justiça, esse reconhecimento trouxe um modelo mais inclusivo e plural de nossa sociedade, sobretudo diante do debate de gênero e sexo que estão em pauta em todo mundo. Atualmente, o conceito de família não está atrelado exclusivamente a união de pessoas de sexos opostos, mas a toda uma gama de uniões que têm o afeto como base”, lembra o estudante.

Amaral recorda que temos outro exemplo neste cenário que é a ascensão dos direitos dos animais. Atualmente já é possível se discutir judicialmente questões como guarda compartilhada e até ação de alimentos para os bichinhos de estimação, mesmo que eles não tenham personalidade jurídica. Há ainda modelos de famílias constituídas apenas por irmãos, avós e netos, mães solos e seus filhos, bem como pais solo também.

Os textos disponíveis na 23a edição do Vamos Ler! foram definidos pela equipe do projeto e também pela equipe do Sarauzim. Fernandes, por exemplo, selecionou trechos de livros que fizeram parte de sua história, como “Torto Arado”, de Itamar Vieira Jr., e “Lavoura Arcaica”, de Raduan Nassar.

A 32a edição do Sarauzim foi realizada no dia 07 de outubro e permitiu um espaço de reflexão sobre a temática, além da partilha de vivências dos participantes. Através da parceria com o Vamos Ler!, o projeto consegue se expandir dentro da universidade, que é espaço propício para o constante debate a respeito das mudanças em nossa sociedade. Todos os detalhes sobre o Sarauzim estão disponíveis no instagram @sarau_zim (abre nova página).