A Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está entre os nove selecionados pela Chamada de Fomento à Internacionalização das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação do Estado de Minas Gerais (ICTMGs), realizada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Ao todo, serão investidos R$ 23 milhões, dos quais R$ 2.137.117,80 serão direcionados à UFJF.

A iniciativa da universidade, refletindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e inspirada nos onze eixos da Fapemig e do Europa Horizons, abrangerá todos os programas de pós-graduação e promoverá intercâmbios de conhecimento com instituições acadêmicas internacionais. Uma das metas do projeto é a criação de uma ferramenta de gestão que consistirá em um software de inteligência artificial com capacidade de ligar pesquisadores e identificar potenciais colaborações internacionais.

De acordo com o Coordenador de Pós-Graduação e Pesquisa, Leonardo Goliatt, a plataforma será criada em parceria com a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e servirá como um piloto para gestão de projetos de internacionalização na UFJF. “Nosso foco é aumentar a visibilidade internacional da universidade, tanto recebendo pesquisadores estrangeiros quanto enviando nossos alunos de pós-graduação ao exterior.”

Goliatt enfatiza a importância da colaboração com instituições internacionais para pesquisas de relevância tanto local quanto global. “O conhecimento está sendo desenvolvido em diferentes regiões do mundo, e é essencial estabelecer parcerias com uma variedade de países. Isso se alinha especialmente com nosso foco nos objetivos de desenvolvimento sustentável, que são metas globais. Portanto, criar essas conexões será extremamente benéfico para a UFJF e para a troca de conhecimento.”

Projeto está alinhado aos ODS da ONU

As ações de pesquisa da UFJF estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). O projeto citado nesta matéria se alinha aos ODS 9 (Indústria, inovação e infraestrutura), 16 (Paz, justiça e instituições eficazes) e 17 (Parcerias e meios de implementação).

Confira a lista completa no site da ONU.

Outras informações:

Resultado da Chamada Fapemig 009/2023 

Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp)

propp@ufjf.br