“História dos povos originários: Ancestralidade, Colonialidade e Resistência” é o tema da 39ª Semana de História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) este ano. O evento acontece entre a segunda, 6, e a sexta, 10 de novembro, com programação remota e atividades presenciais nos anfiteatros do Instituto de Ciências Humanas (ICH). Integrantes de toda a comunidade podem participar. As inscrições para ouvintes ficam abertas até a próxima terça-feira, 7 de novembro

A Semana de História da UFJF é um dos mais antigos eventos acadêmicos da área no Brasil, sendo realizada desde 1979. O tema foi escolhido pelos estudantes do curso de História em votação aberta. A intenção é entender e resgatar o papel dos povos originários na construção de um país. 

A programação será composta de simpósios temáticos, mesas-redondas, minicursos e oficinas. As inscrições para ouvinte ainda podem ser efetuadas, nas modalidades “Ouvinte” e “Ouvinte + Minicursos e oficinas”. Estudantes com Assistência Estudantil têm acesso a tarifas sociais de inscrição. As candidaturas podem ser efetuadas na página da Semana de História na plataforma Doity, onde também é possível conferir as taxas respectivas a cada modalidade de participação. 

A abertura do evento será às 14h, no Anfiteatro 1 do Instituto de Ciências Humanas (ICH). Outros detalhes do cronograma podem ser conferidos na página de inscrição da Semana de História e na página do evento no Instagram.  A Semana de História é organizada por estudantes do curso de História, em parceria com o Departamento de História e o Programa de Pós-Graduação em História (PPGH).