As inscrições para o Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (ProfBio) ficam abertas até 8 de novembro. O ProfBio é um curso semipresencial coordenado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é uma das 17 instituições associadas à rede do programa responsáveis pela execução do curso. No âmbito da UFJF, são oferecidas 35 vagas – 20 para o campus Juiz de Fora e 15 para o campus avançado de Governador Valadares.

Veja aqui todas as vagas abertas na UFJF em Programas de Pós-Graduação

Das 20 vagas disponíveis para Juiz de Fora, 13 são de ampla concorrência e outras sete destinadas a ações afirmativas. Entre as vagas do campus GV, nove são de ampla concorrência e seis para ações afirmativas. As inscrições podem ser feitas por meio do portal da UFMG, onde outras informações podem ser conferidas.

Os candidatos devem cumprir os seguintes requisitos: ter diploma de curso superior em Ciências Biológicas, Biologia ou Ciências com habilitação em Biologia, devidamente registrado no Ministério da Educação; ser professor de Biologia do Ensino Médio em Escola da Rede Pública de Ensino do Brasil, regularmente admitido como efetivo ou contratado e estar ministrando aulas de Biologia em qualquer ano do Ensino Médio em Escola da Rede Pública do Brasil. É exigido do candidato, até 12º mês de ingresso no curso, o comprovante de proficiência em um idioma estrangeiro (inglês, francês ou espanhol).

A prova de entrada acontece em formato remoto, no dia 26 de novembro. O exame tem dois módulos, promovidos por meio de aplicativo a ser previamente instalado pelo candidato em um computador pessoal. No Edital, é possível conferir outras informações sobre o processo, além de informações sobre a taxa de inscrição.