Referência em cultura na cidade, Coral do Pró-Música faz concerto no próximo sábado, com enrtada franca (Foto: Maria Fernanda Braga)

Para celebrar os 50 anos do Coral do Pró-Música, o grupo realiza um concerto de aniversário no próximo sábado, dia 28, às 19h30, no Cine-Theatro Central.  A entrada é franca, e a distribuição de ingressos, com retirada na bilheteria do teatro, acontece durante a semana do evento, de terça-feira a sábado. Além do tradicional Coral, a celebração terá a participação do sexteto de cordas da Orquestra Pró-Música e da pianista Clara Mira, integrante da Orquestra e bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Artística (Pibiart).

O regente do grupo, Victor Cassemiro, ressalta que o Coral Pró-Música é referência em cultura, com realização de reestreias importantes de peças antigas e do barroco mineiro. “Aproximamos a cultura musical das populações mais periféricas. Buscamos nos apresentar em paróquias mais afastadas do centro da cidade e sempre explicamos o nosso repertório e os compositores para a audiência. Isso facilita o acesso das camadas populares à música erudita”, aponta o maestro.

Ele acrescenta que suas expectativas para a noite de sábado são altas. “Na nossa apresentação no Cine-Theatro Central, nós do Coral e da Orquestra Pró-Música faremos aquilo que mais amamos, a música. Não teria forma melhor de comemorar o aniversário desse patrimônio cultural de Juiz de Fora senão por meio dela”, finaliza.

Trajetória

A história do Coral começa em 1973, dois anos após a criação do próprio Centro Cultural do Pró-Música, quando foi o primeiro dos grupos musicais criados pelo espaço. Conduzido então por Maria Aparecida Costa e Cyrilo Mendes, o Coral, que no seu início realizava um recital por mês, hoje é referência internacional em música antiga e música colonial brasileira.

Ao longo dos seus 50 anos, diversos regentes renomados comandaram o grupo, como Leonardo Bruno, Oscar Zander, Willian Palhares e Afrânio Lacerda. Dentre os que se destacaram no comando do Coral está André Pires, que atuou de 1983 a 1985 e, além de ter conduzido as vozes do Pró-Música, também é pianista, regeu o Coral da UFJF e hoje é professor aposentado da instituição.

Além de celebrar os 50 anos de história do Coral, o concerto será uma homenagem à àqueles que contribuíram com a trajetória do grupo.

50 Anos – Coral Pró-Música – Regência Victor Cassemiro

Dia 28, às 19h30, no Cine-Theatro Central (Praça João Pessoa s/nº – Calçadão da Rua Halfeld – Centro – Juiz de Fora, MG).

Classificação: Livre

Entrada franca: ingressos na recepção do teatro, de terça a sexta, das 9h às 12h, e das 14h às 17h. Sábado, das 9h às 12h.

Outras informações: Cine-Theatro Central – (32) 2102-6330