Simpósio Nacional de Ensino em Física prorroga inscrições

As inscrições para o XXV Simpósio Nacional de Ensino de Física – 2023 foram prorrogadas até o dia 29 de outubro. O evento é voltado para alunos e professores dos diversos níveis de ensino, interessados em debater questões voltadas ao ensino e aprendizagem de Física, à pesquisa realizada neste campo de investigação e à formação de profissionais. A edição de 2023 acontecerá nos dias 8, 9 e 10 de novembro no Centro de Ciências, no Instituto de Ciências Exatas e na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Organizado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), o objetivo é favorecer a interação entre pesquisadores e professores de Física, estimular a melhoria do ensino da Física em todos os níveis, discutir trabalhos de pesquisas recentes e tratar de temas de interesse da área no Brasil.

Na programação, estão previstas mostras que irão promover o compartilhamento de experiências por professores, pesquisadores e estudantes no âmbito da educação formal ou não formal. Além disso, algumas atividades vão propor discussões em torno de interesses pertinentes ao ensino de Física nos diferentes níveis e modalidades de ensino.

A professora do Departamento de Educação da UFJF e membro da comissão organizadora do evento, Clarice Senra, informou que há temáticas diversas como inclusão e diversidade para educação em ciências, alfabetização científica, combate ao negacionismo, reformas educacionais e expectativas dos jovens no contexto do novo ensino médio.

Na opinião do professor Paulo Menezes, também do Departamento de Educação da UFJF e integrante da organização, o simpósio ressalta a importância da Física para a sociedade, englobando a área de estudo na graduação e principalmente no ambiente escolar; assim como discutirá a diversidade e a inclusão.

“A Física tem um papel importante na construção do mundo e precisa superar um pouco essa questão do senso comum que muitas pessoas têm: não é só decorar conceitos e fórmulas. O evento traz essa discussão que é contrária a esse movimento que visa apenas preparar alunos para os exames.”

Além da UFJF, o Simpósio também acontecerá no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Campus Juiz de Fora (IF Sudeste) e em outros Núcleos de Referência, localizados nas cidades de Manaus-AM, São Luiz-MA, Caruaru-PE, Curitiba-PR, Volta Redonda-RJ, Rio de Janeiro-RJ, Santa Maria-RS.