A Semana Brasileira de Educação Midiática, uma iniciativa inédita do Governo Federal, tem como objetivo promover a Educação Midiática em todo o país como parte fundamental da educação para a democracia. Ela vai ocorrer entre 23 e 27 de outubro em todo o país e está ligada à agenda global da Unesco sobre Alfabetização Midiática e Informacional (MIL Week 2023).

A UFJF vai integrar o projeto através do “Workshop de formação de professores em Literacia Midiática” que será oferecido no dia 23 de outubro às 15h, na modalidade on-line. As inscrições são gratuitas. A atividade tem como objetivo apresentar as oficinas desenvolvidas pelo Observatório da Qualidade no Audiovisual, do grupo de pesquisa Comunicação, Arte e Literacia Midiática, durante a pandemia de covid-19 no Brasil. Inserido na interface entre educação e comunicação, o evento busca despertar professores e estudantes para a importância de se trabalhar a educação midiática nas escolas.

A atividade será dividida em três momentos. O primeiro é dedicado à oficina “Transmídia Ambiente: desenvolvimento de competências comunicativas nas escolas”, que traz material de apoio para professores do ensino fundamental abordarem temáticas transmídia em sala de aula. O segundo workshop apresenta a oficina “Competência midiática e documentário: uma proposta pedagógica”, produzida para encorajar professores do ensino médio a utilizarem o cinema documentário no estímulo às competências audiovisuais dos seus alunos. Por fim, o terceiro momento é um convite para a reflexão sobre a literacia mediática voltada à comunicação mercadológica. Tendo em vista que a consciência para o consumo é uma competência básica para a cidadania na sociedade contemporânea, compreender as etapas de produção da publicidade, suas rotinas e estratégias persuasivas muito contribui para uma apropriação competente e cidadã dos meios de comunicação.

Os workshops são voltados a docentes de todos os níveis de ensino, profissionais de educação, estudantes de graduação e demais interessados.

Sobre Observatório da Qualidade no Audiovisual

O Observatório da Qualidade no Audiovisual foi criado em 2013 com o intuito de operar como um espaço de debate e de produção de conteúdo de caráter experimental a partir da curadoria, análise e crítica da produção audiovisual contemporânea, especialmente brasileira e portuguesa, para televisão, internet e outras plataformas de convergência.

Workshop de formação de professores em Literacia Midiática

Local: UFJF – Modalidade on-line (Google Meet)

Data: 23/10 às 15h (BR)

Para se inscrever acesse o link: https://bit.ly/3ZXw0IU