A Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPP) em conjunto com a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) lançaram edital de processo seletivo simplificado para contratação de professores visitantes nacionais e estrangeiros. 

Segundo a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Priscila Faria, “os editais para professores visitantes nacionais e internacionais para atuarem juntos aos programas de pós-graduação da UFJF fazem parte de uma política de fortalecimento dos cursos de mestrado e doutorado da instituição”, chamado Programa de Estímulo ao Intercâmbio Acadêmico da Pós-Graduação stricto sensu e Pesquisa da UFJF. A intenção é promover a internacionalização, melhorar a qualidade dos cursos e seus conceitos junto à Capes.

Com isso, todos os PPGs poderão requerer vagas para professores visitantes nacionais e estrangeiros por meio do processo seletivo simplificado, de forma mais dinâmica. Atualmente, o PPG em Economia está com uma oportunidade aberta, mas a expectativa é de que, em breve, outras vagas sejam oferecidas. 

Para o coordenador da coordenação de Alocação e Movimentação de Pessoas (Camp), Rafael Lucas, o estabelecimento de uma sistemática de fluxo contínuo para o recrutamento e seleção de professores visitantes constitui um grande avanço na gestão e continuidade do programa. “Isso só foi possível a partir do estabelecimento de diálogos intersetoriais realizados de forma técnica e responsável com o foco na melhoria da política de pós-graduação da UFJF.”

De acordo com a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Renata Faria, o processo foi uma grande conquista que teve a colaboração da Pró-Reitoria de Planejamento e Finanças (Proplan), e o apoio do Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO). “Todos esses setores se empenharam para aperfeiçoar o processo de contratação e gestão de professores visitantes nacionais e estrangeiros compreendendo a relevância desses profissionais para a melhoria contínua da qualidade dos programas de pós-graduação.”

PPG em Economia 

O processo seletivo está com uma vaga aberta para professor visitante nacional ou estrageiro que irá atuar no Programa de Pós-graduação em Economia da UFJF. O docente irá trabalhar na área específica de microeconomia. De acordo com o edital, uma das exigências para concorrer a vaga é possuir o título de doutor na área exigida há, pelo menos, cinco anos. 

As inscrições estarão abertas no site da PROPP a partir das 14h do dia 24 de outubro. Os candidatos passarão por duas etapas durante a seleção, sendo elas, análise de teor escrito do Plano de Atuação Profissional e a avaliação de títulos. A carga horária semanal será de 40 horas com dedicação exclusiva. O salário varia de R$ 12.862,13 a R$ 22.377,72, de acordo com a titulação.

Outro requisito para concorrer a vaga é ser docente ou pesquisador reconhecido em sua área e ter produção científica relevante nos últimos cinco anos. Os candidatos estrangeiros que não possuem diploma de doutorado reconhecido e registrado por universidade brasileira, deverão requerer, no ato da inscrição a avaliação de equivalência excepcional do diploma estrangeiro de doutorado, que passará por análise do Comitê de Avaliação de Professor Visitante, designado pelo Conselho Setorial de Pós-Graduação e Pesquisa (CSPP). 

As inscrições vão até o dia 8 de novembro. O edital completo está disponível aqui.