Avaliação do BI mostra que o curso forma alunos com qualidade de excelência (Foto: Caique Cahon)

Mais um curso da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) alcançou o conceito máximo em avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Agora foi a vez do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design receber a nota 5. Os avaliadores do Inep fizeram visita in loco em formato virtual às dependências do curso, integrado ao Instituto de Artes e Design (IAD), entre os dias 18 e 20 de setembro. 

Segundo a coordenadora Maria Claudia Bonadio, a nota 5 demonstra que o curso não se encerra por não atender às expectativas: os discentes gostam do curso e ele atende a todos os critérios do MEC (Foto por Caique Cahon)

Três dimensões são consideradas para a determinação da nota final: Organização Didático-Pedagógica; Corpo Docente e Tutorial e Infraestrutura. Entre os destaques do curso, está o grupo de professores. Consta no relatório elaborado pelo Inep que o B.I. em Artes e Design possui um corpo docente “altamente capacitado que analisa os conteúdos dos componentes curriculares, abordando a sua relevância para a atuação profissional e acadêmica do discente, fomenta o raciocínio crítico com base em literatura atualizada, para além da bibliografia proposta, proporciona o acesso a conteúdos de pesquisa de ponta e incentiva a produção do conhecimento”. 

Como também aponta o relatório, o corpo docente do curso é formado por 24 professores, sendo 22 doutores e dois mestres. De acordo com a coordenadora do B.I. em Artes e Design, Maria Claudia Bonadio, a formação dos professores foi destacada pelos avaliadores do Inep. 

“Temos pessoas com formações muito boas, que realizam pesquisas, projetos de extensão. É um grupo muito capacitado e com uma pluralidade de conhecimentos, o que estava na proposta do Bacharelado Interdisciplinar. Isso ficou muito claro para os avaliadores”, afirma a professora, que destacou também a integração entre alunos, professores e servidores técnico-administrativos (TAEs) no processo avaliativo. 

Processo de extinção do curso

O curso de Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design está em processo de extinção desde o segundo semestre de 2019. A graduação prepara o estudante para desempenhar ocupações que demandem conhecimentos, competências e habilidades nos diversos campos das artes e do design. 

Atualmente o IAD oferece cinco cursos de Bacharelado: Artes Visuais; Cinema e Audiovisual; Design; Moda e Música. O Instituto também conta com dois cursos de graduação de Licenciatura: em Artes Visuais e em Música. 

“Internamente no IAD se concluiu que se o estudante tivesse um ingresso direto nas áreas formativas, em sua área desejada de atuação profissional, seria importante como forma de promover uma entrada mais rápida no mercado de trabalho, por exemplo. A nota 5 demonstra que o curso não se encerra por não atender às expectativas: os discentes gostam do curso e ele atende a todos os critérios do MEC”, reflete Maria Claudia, que ressalta ainda o apoio da Diretoria de Avaliação Institucional (Diavi) nos trabalhos. 

Para a diretora de Avaliação Institucional, Michèle Farage, o resultado demonstra o compromisso da UFJF com uma educação pública de qualidade, após período de restrições orçamentárias e dificuldades sanitárias (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Para a diretora de Avaliação Institucional, Michèle Farage, o resultado demonstra o compromisso da UFJF com uma educação pública de qualidade, após período de restrições orçamentárias e dificuldades sanitárias. 

“O curso foi criado com uma proposta original, que visava favorecer a interdisciplinaridade e o amadurecimento dos discentes para a opção por um curso de segundo ciclo. Parafraseando a comissão avaliadora, entendemos que a essência daquela proposta se mantém agora, nos demais cursos”, ressalta Michèle, que também destacou o empenho dos professores Maria Claudia Bonadio e Javer Volpini, coordenador do Bacharelado em Moda, para o bom resultado obtido. 

Série de resultados positivos

Além do B.I. em Artes e Design, outros onze cursos de graduação da UFJF, nos campi de Juiz de Fora (sede) e de Governador Valadares foram avaliados pelo Inep neste ano. A maioria recebeu os conceitos 5 (o máximo) e 4 – seis cursos tiveram nota 5 e quatro cursos obtiveram a nota 4. Confira os cursos avaliados e as notas obtidas por cada um, na tabela abaixo:

 

O resultado positivo também se estende para toda a Instituição: a UFJF alcançou o conceito 5 (também máximo) no processo de recredenciamento institucional. A avaliação, também realizada pelo Inep, é fundamental para o funcionamento regular de uma instituição de ensino superior. 

Na ocasião, a UFJF obteve boa pontuação nas cinco dimensões avaliadas: Planejamento e Avaliação Institucional; Políticas Acadêmicas; Desenvolvimento Institucional; Políticas de Gestão e Infraestrutura. 

 

Outras informações: (32) 2102-3915 – Diretoria de Avaliação Institucional