capa livro que barulho é esse - Foto Divulgação

Livro conta história de dois jacus irmãos intrigados com sons emitidos por sapos, rãs e pererecas (Ilustração: Matheus Sinval e Paula Neto)

Penélope e Flavinho, dois jovens irmãos jacus, queriam explorar novos ambientes e acabam se mudando para uma mata muito bonita: o Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora. Lá conhecem outros animais e ouvem um barulho diferente. Começam então a investigar…

Esse mistério a ser desvendado faz parte do livro infantil, em formato ebook, “Que Barulho é Esse? Descobrindo os anfíbios do Jardim Botânico de Juiz de Fora”, que será lançado neste domingo, 24, às 13h, no Jardim. A participação é gratuita e não é preciso fazer inscrição. 

Assim como visitantes escolares, animais no livro aprendem com monitores de educação ambiental no Jardim (Ilustração: Matheus Sinval e Paula Neto)

No lançamento, a tarde vai ser de diversão e conhecimento. Haverá projeção digital da obra e leitura para crianças e adolescentes em três sessões, às 13h, 14h e 15h. A atividade será complementada com exposição de coleção de animais citados no livro. E os participantes ainda poderão ouvir gravações de sons emitidos pelos bichos. 

A produção literária tem o foco em anuros – pequenos anfíbios saltitantes que não possuem cauda, como sapos, rãs e pererecas. Assim como visitantes escolares, no Jardim Botânico, o par de jacus aprende sobre essas espécies com monitores de educação ambiental e tem uma ajuda diferenciada, a de amigos animais.

“Como sou especialista em anfíbios e tenho conduzido pesquisas com esses animais no Jardim Botânico, tive interesse em fazer esse livro. Foi uma união de forças para produzi-lo e nos traz bastante orgulho. Espero que o pessoal goste também”, explica o professor do Departamento de Zoologia da UFJF Renato Nali, que é um dos autores, ao lado de Fabiano Fernandes e Pedro Aguiar. As ilustrações são de Matheus Sinval e Paula Neto. 

reprodução de ilustração do livro que barulho é esse

Tem um ‘barulho’ chamando atenção no Jardim Botânico (Ilustração: Matheus Sinval e Paula Neto)

Em livros infantis, as ilustrações recebem destaque importante, para atração e  envolvimento das crianças na leitura e melhor compreensão da história. Neste trabalho, Matheus conta que utilizou imagens de referência sobre as espécies, para que tivessem cores e padrões que se aproximassem da realidade, mas se atentou para utilizar traços lúdicos a fim de que fossem característicos de um livro infantil. 

Para a realização do livro, a equipe contou com o apoio do Laboratório de Ecologia Evolutiva de Anfíbios da UFJF (Lecean), do projeto de extensão “Coleção Itinerante de Zoologia da UFJF” e da Pró-Reitoria de Extensão da UFJF.

Baixe o livro: “Que Barulho é Esse? Descobrindo os anfíbios do Jardim Botânico de Juiz de Fora”

O Jardim Botânico está localizado na Rua Coronel Almeida Novais, s/nº, Bairro Santa Terezinha. A entrada é gratuita, e o funcionamento é de terça a domingo, das 8h às 17h, com ingresso até 16h.

Outras informações
Instagram: lecean.ufjf

Siga a UFJF nas redes sociais
Instagram: ufjf
X (Twitter): ufjf_
Tik Tok: ufjf_oficial
Facebook: ufjfoficial
Spotify: ufjfoficial
Youtube: TVUFJF

Siga o Jardim Botânico nas redes sociais
Instagram: jardimbotanicoufjf
Facebook: jardimbotanicoufjf
Youtube: jardimbotanicoufjf